Afinal, o Azibo não é só praia. Há muito para mais fazer nesta paisagem protegida, que dispõe de uma das maiores albufeiras do distrito de Bragança, no que respeita à oferta de produtos turísticos baseados na água.
A Estação Náutica tem vindo a apostar na promoção das modalidades calendarizadas que ali podem ser praticadas. Ações de formação e workshops são realizados periodicamente para esse efeito. “Se algum grupo quiser praticar alguma modalidade que não esteja calendarizada basta colocar à consideração da Estação Náutica a viabilidade da sua realização. Isso já tem sido feito”, acrescentou Rodolfo Cidré Moreno.
A albufeira tem ainda a mais-valia de estar integrada no Geopark Terra de Cavaleiros. O Centro Náutico do Azibo, cujas obras estão paradas desde maio, por questões ligadas à empresa construtora, quando estiver a funcionar pode melhorar e ampliar significativamente as condições para a prática dos desportos náuticos. “Tem uma sala de formação, um ginásio, balneários e sala multiusos. É mais voltadoa para o médio rendimento e para formação no âmbito da atividade náutica”, referiu Rodolfo Cidré Moreno.
Segundo fonte do municipio os trabalhos na futura Estação Náutica de Macedo de Cavaleiros não estão parados. “Estão é praticamente concluídos. A entrega da obra (um investimento de cerca de 400 mil euros) à Câmara acontecerá assim que for ultimada a fase de acabamentos (questões de pormenor) e cumpridas todas as formalidades inerentes. Será uma questão de dias. A infraestrutura será posteriormente apresentada ao público”.
O município indicou ainda que “há dois anos, quando do anúncio do investimento, era expectativa de que o Centro Náutico estivesse operacional em 2024. O que acontecerá”.
A paisagem protegida do Azibo com a sua enorme mancha de água pode ainda ser apreciada a partir dos Sun Azibo Cruzeiros e do Azibo Solar Boats, que levam os visitantes em passeio pelas águas tranquilas desta barragem que no verão recebe milhares de pessoas em busca da tranquilidade das duas praias fluviais.
Quem ficou aficionado da canoagem foi o João que, no passado dia 12, aproveitou o Dia da Juventude para dar uma volta de caiaque. “Às vezes pratico e gosto muito. Aqui foi a primeira vez que pratiquei remo. Dei algumas voltas, mas não foi possível ir muito longe. Gostei. Foi uma forma de descontrair e de apanhar um pouco de fresco”, contou o jovem.
Também Ricardo, residente em Macedo de Cavaleiros, experimentou dar uma volta de caiaque com os amigos. “É relaxante, apesar de fazer doer os braços. Está um bom dia para isso”, explicou Ricardo que gostou da experiência.
O Azibo dispõe ainda de campos para futebol de praia e courts de ténis.
Sem comentários:
Enviar um comentário