Foi apresentado no Sábado o livro “Terra (O)Culta” em Grijó de Parada, no concelho de Bragança. Uma obra fotográfica que homenageia as Festas e Tradições da aldeia, através do olhar de diferentes gerações. Mariana Bragada e o pai, decidiram juntar o passado e o presente através de fotografias imortalizadas pelos familiares e pessoas da aldeia.
"Este livro surgiu muito da vontade de querer unir estas várias fotografias que nós temos. Há várias gerações de fotógrafos na família. O meu pai já fotografa desde 1990, o eu tio avó também já fotografava e eu também fotografava. Então a partir deste espólio todo que tínhamos da cultura de Grijó, decidimos que, realmente, era altura de unir e também poder partilhar com as pessoas. Então foi assim, uma compilação de 40 anos de fotografias das festas de Grijó", explicou Mariana.
José Bragada, pai de Mariana e co-autor do livro, revela que a obra tem como objetivo divulgar a cultura de Grijó de Parada e homenagear as pessoas da aldeia
"O objetivo principal é divulgar, para quem não é de cá ficar a conhecer, ter uma ideia de quais são as festas, os conteúdos, os rituais etc. E para as pessoas de cá, também é um registo. Muitas pessoas das fotografias já faleceram e portanto é uma forma de registar e de homenagear as pessoas que participaram nas festas e que muitas já faleceram e que são nossos familiares ou amigos", contou.
O foco deste livro fotográfico vai para as principais festas da aldeia que tem características peculiares
"Temos muitas fotos e para além de fotos, também temos vídeos já desde que eu era pequenina, que eu me lembro de ver o meu pai a filmar e fotografar. Então já desde há muito tempo que temos este material então parte do livro também foi organizar isto tudo. Nós também depois como nos decidimos focar nestas quatro festas que achamos principais também pelas características mais peculiares que foi a Festa de Santo estevão, o São Roque, o carnaval e o corpo de Deus, decidimos também salientar estas fotografias antigas, as analógicas principalmente e a partir daí contrapor com as fotos que tínhamos atualmente", frisou Mariana.
Este livro revela uma cultura transmontana com muitos aspectos exclusivos e que apesar do tempo ficarão imortalizados
"Revela uma cultura única que em muitos casos, muitos aspectos estão a mudar, muitos alteraram-se porque é normal que as coisas mudem. O estilo de vida e a vida das pessoas mudou, portanto, as tradições também têm que mudar. Mas revela características únicas da aldeia de Grijó. Nestas quatro festas e noutras que nós não abordamos aqui tem aspectos que são únicos em Portugal e há coisas que nunca ouvi falar e que nós fazemos aqui, por exemplo, o jogo da galhofa era, praticamente, já só exclusivo daqui de Grijó e de Parada. Portanto, tanto a parte religiosa, como a parte profana, com a corrida da Rosca, que não há em mais lado nenhum, nós temos aqui realmente coisas únicas que estão destacadas no livro e com ilustração fotográfica", disse o co-autor.
O livro Terra Oculta homenageia as Festas e Tradições da aldeia de Grijó de Parada desde 1980 até 2024.
Sem comentários:
Enviar um comentário