Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Miranda do Douro: Espanhóis, turistas e emigrantes visitam a feira de artesanato

 A cidade de Miranda do Douro tem registado uma maior afluência de visitantes espanhóis, de turistas e emigrantes que aproveitam as férias de verão para visitar a cidade, almoçar nos restaurantes, fazer compras no comércio local e na feira de artesanato que decorre até ao dia 18 de agosto.


Neste mês de agosto, um dos motivos de interesse na cidade de Miranda do Douro é a XXVI Famidouro – Feira de Artesanato e Multiatividades, onde participam cinquenta artesãos, com peças em madeira, pele, burel, ourivesaria, cutelaria, entre outros artigos.

Na bijuteria, a artesã, natural de Águas Vivas, Daniela Alves, participa pelo terceiro ano consecutivo, na Famidouro. Neste evento, a jovem artesã tem em exposição vários tipos de brincos, feitos com argila de polímero; e peças em aço banhado a ouro, como colares, pulseiras e anéis.

“O certame deste ano começou calminho, mas a partir de 13 de agosto registou uma maior afluência de pessoas, entre os quais espanhóis, emigrantes e alguns clientes portugueses”, disse.

Dada a sua experiência noutras feiras de artesanato, nomeadamente na cidade do Porto, onde afluem muitos turistas, Daniela Alves, sugeriu à organização da Famidouro uma maior aposta na animação de rua durante o dia, como por exemplo, com músicos ao vivo.

Na cutelaria, o artesão, Ângelo Torrão, natural de Sendim, tem em exposição facas de cozinha e navalhas artesanais.

“São peças trabalhadas manualmente, uma a uma, na forja, sem recurso a moldes e os cabos de maderia são feitos com matéria-prima desta região, as madeiras de carrasco e do bucho. As pessoas que fazem compras neste certame procuram produtos e artigos originais e de inquestionável qualidade”, disse.

Do lado do público, Pilar Fernandez veio de Ledesma (Salamanca) até Miranda do Douro, para visitar a zona histórica da cidade e degustar a gastronomia mirandesa. Nesta visita à cidade, a visitante espanhola aproveitou para conhecer a Famidouro – Feira de Artesanato e Multiatividades.

“Na feira apreciei sobretudo a doçaria tradicional e o mobiliário artesanal”, disse.

Já o turista português, Júlio Gonçalves, que veio de Pombal, acompanhado da esposa e dos dois filhos, gozar férias em Trás-os-Montes, disse que em Miranda do Douro, gosta particularmente da arquitetura das casas na zona histórica da cidade e da beleza das arribas do rio Douro.

A XXVI Famidouro – Feira de Artesanato e Multiatividades decorre até Domingo, dia 18 de agosto e é uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD).

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário