Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Alargado rastreio do cancro da mama: mulheres deram testemunho da doença em Bragança

 Alertar e sensibilizar as pessoas para o cancro da mama fez reunir, no sábado, no Museu Abade Baçal, em Bragança, várias mulheres, que têm ou já tiveram a doença


Fabíola Mourinho tem apenas 39 anos e em Abril recebeu a notícia de que tinha cancro da mama. Ainda a passar por tratamentos, quis dar a conhecer a sua história, para poder ajudar outras pessoas. “Percebi que havia aqui um nódulo. Tinha conhecimento do que poderia ser um nódulo preocupante. Fui fazer uma mamografia e ecografia mamária e logo aí me disseram que teria de pedir biopsia. Percebi que alguma coisa não estava bem”, contou, acrescentando que esperava o seu “humilde testemunho possa ajudar outras pessoas a ver isto de outra maneira, mais natural, como é a vida”.

A iniciativa aconteceu no âmbito do Outubro Rosa, mês de prevenção para o cancro da mama. A doença tem sido cada vez mais detectada em mulheres mais novas. Por isso, o Governo alargou o rastreio, passando a ser entre os 45 e os 69 anos.

 “Têm-nos aparecido situações e nós temos aqui três situações de mulheres relativamente novas, aliás são todas. Cada vez aparecem, mas não é só cancro da mama, não sei se fruto da vida que andamos sempre a correr para não chegar a lado nenhum, do stress, da má alimentação, do sedentarismo”, disse Anabela Anjos, da direcção da delegação de Bragança da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro presta apoio psicológico, mas também financeiro aos doentes e familiares, já que a doença afecta o estado físico e psicológico, mas também a situação económica. “É muito complicado, porque há pessoas que têm de deixar de trabalhar e já não basta a doença, os tratamentos que são extremamente agressivos, também ficam sem poder trabalhar e por isso diminui o rendimento das famílias”, frisou Anabela Anjos.

Por isso, no próximo fim-de-semana, a delegação de Bragança vai estar na Praça da Sé a vender um pão, por um euro, e entre 31 de Outubro e 3 de Novembro vai realizar o habitual peditório, de modo a angariar dinheiro para ajudar os doentes.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário