Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Centro de Valorização e Melhoramento das Raças Autóctones de Miranda do Douro praticamente concluído

 O Centro de Valorização e Melhoramento das Raças Autóctones, no concelho de Miranda do Douro, está a entrar em fase final de preparação, com o processo de equipagem em curso


A infra-estrutura, cuja construção começou no fim de 2021, vai estar equipada com tecnologia para inseminação artificial, com o intuito de melhorar a genética das raças.

Segundo a presidente da câmara de Miranda do Douro, Helena Barril, o centro será inaugurado em breve. “Estamos a equipar o centro. Já houve um ensaio com material verdadeiro, sémen de um carneiro, para pôr à prova a própria eficácia do material e agora está mesmo na recta final”, adiantou.

O centro custou um milhão e duzentos mil euros. 77% do valor foi financiado por fundos comunitários. O projecto já foi anunciado em 2018, quando a câmara era liderada pelo socialista Artur Nunes.

O centro foi construído em Malhadas, junto ao Posto Zootécnico, que a câmara também quer dinamizar. “Estando o Posto Zootécnico de Malhadas muito próximo, no fundo volta-se a ressuscitar o espírito do posto zootécnico. Também estamos com vontade de dinamizar aquele espaço, adormecido. Fez todo o sentido ter sido escolhido Malhada para o Centro de Valorização de Raças Autóctones”, destacou.

O município disse que com a criação deste centro se reconhece as raças autóctones como símbolos identitários territoriais.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário