Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Rádio Brigantia celebra 38 anos

 A Rádio Brigantia foi a primeira rádio a surgir em Bragança, na altura, ao som da música “Friends will be friends”, dos Queen. Além do Bom Dia Tio João, Amigos da Onda e Informação, conta também com o programa do Tio Aurélio Escorrupitcha e A Torto e a Direito


A Rádio Brigantia celebra hoje 38 anos. Numa região desertificada, é a companhia dos idosos, mas também animação de alguns estabelecimentos.

Às 22 horas de 17 de Outubro de 1986 nascia a Rádio Brigantia. Aquela que viria a ser a companhia de muitos na região surgiu, clandestinamente, com a mensagem de “amigos serão sempre amigos”. Pelas ruas de Bragança é possível ouvir a rádio do coração que vem das colunas de vários estabelecimentos comerciais, como a sapataria de Leonel Teixeira. “Gosto de ouvir a Brigantia e é nossa. Quando chego a primeira coisa que faço é ligar a rádio, ligo as luzes e automaticamente liga a rádio”, contou o comerciante.

As madrugadas começam com Nicolau Sernadela que a partir das seis da manhã se transforma em Tio João, um dos programas mais ouvidos da Rádio Brigantia.

Ao almoço e ao jantar Rui Mouta, Carla Ferreira e Paulo Afonso entram pela casa dos ouvintes. É hora dos Amigos da Onda.

Seja em 97.7 ou 97.3, a animação não falta na lavandaria de Natália Pires. “Está sempre a dar, sempre a bombar aqui na lavandaria. Gosto das pessoas que trabalhavam lá e gosto de ouvir a Brigantia, que é a nossa rádio. Gosto muito de música e acho que a rádio dá alegria, ajuda a trabalhar mais rápido”, frisou.

Mas além da animação, dá também a conhecer o que se passa na actualidade, com os noticiários sobre a região.

São 38 anos da primeira rádio de Bragança. A voz de muitos, salientou o director de programação, Paulo Afonso. “A Rádio Brigantia é um caso de sucesso muito graças àquilo que também são as gentes da nossa região, que sentem na nossa rádio o que é a sua voz. Continuamos a acreditar que somos muitas vezes, quase sempre, a voz daqueles que muitas vezes não a têm. A Rádio Brigantia permite que tenhamos a garantia da veracidade”, frisou.

Se inicialmente o principal desafio era a profissionalização de quem ali trabalhava, actualmente as taxas, contribuições e direitos de autores são o grande obstáculo para a sobrevivência das rádio locais.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário