Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

CCDR NORTE lança inquérito sobre espólios arqueológicos da Região Norte

 A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR NORTE) lançou um inquérito online com o objetivo de identificar, localizar e caracterizar espólios arqueológicos na Região Norte, reforçando a sua estratégia de valorização do património arqueológico.


A CCDR NORTE deu início a um inquérito dirigido a investigadores e entidades que possuem espólios arqueológicos da Região Norte sob a sua guarda. Esta iniciativa visa recolher dados detalhados que permitam um conhecimento mais concreto da situação atual dos espólios, passo essencial para a preservação e valorização do património arqueológico regional.

A informação obtida será fundamental para o desenvolvimento de projetos estratégicos da CCDR NORTE, incluindo a criação de uma rede regional de polos arqueológicos e a elaboração da Primeira Carta Arqueológica da Região Norte. Esta carta será um marco importante para documentar e proteger o vasto património da região, garantindo que futuras iniciativas de promoção e conservação sejam baseadas em dados atualizados e precisos.

“A participação da comunidade arqueológica neste inquérito é essencial para mapear a diversidade e o estado dos espólios existentes”, reforçou a CCDR NORTE, destacando a importância da cooperação dos profissionais da área.

O convite estende-se a todos os que trabalham diretamente com o património arqueológico, promovendo um esforço coletivo em prol da preservação e promoção da riqueza histórica da Região Norte.

Jornalista: Lara Torrado

Sem comentários:

Enviar um comentário