Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Restaurantes de Trás-os-Montes repletos de gente, sabores e tradições na Passagem de Ano

 A poucas horas do Réveillon, são muitos os restaurantes da região com lotação esgotada, reflectindo o entusiasmo de quem escolheu o Norte do país para dar as boas-vindas a 2025


A poucas horas do Réveillon, são muitos os restaurantes da região com lotação esgotada. Espanhóis, Portugueses e emigrantes convergiram em Trás-os-Montes atraídos pelo reencontro com as famílias e pelos programas cuidadosamente preparados para uma passagem de ano memorável.

Na Casa do Lago, o charme da Albufeira do Azibo proporciona o cenário perfeito para dar as boas-vindas a 2025. Filipe Neto, proprietário do estabelecimento, conta que “de ano para ano” sentem que a procura “tem vindo a aumentar”, sobretudo por o restaurante ser é um local “encantador”, referiu acrescentando que “a Albufeira do Azibo proporciona a transição de cada ano, magnífica com a iluminação do nosso espaço, o fogo de artifício e claro, a nossa gastronomia".

Também Henrique granjo, responsável pelo Hotel Parador Santa Catarina, de Miranda do Douro, revela que as reservas para a noite de 31 de Dezembro foram acima da expectativa. “Quando se organiza um evento deste tipo, faz-se sempre uma previsão do número expectável de pessoas. E posso lhe dizer que foi muito acima daquilo que nós estávamos a esperar. Mesmo estando a três ou quatro dias do Réveillon continuamos a receber bastantes pedidos de última hora e já estamos a recusar pedidos por não termos espaço suficiente”, disse.

O responsável da pousada não deixa de destacar que “a maior parte das reservas” foram feitas pelos vizinhos espanhóis que decidem vir passar a passagem de ano a Miranda, pela proximidade local e para “provar o bacalhau”. Já os “locais”, o responsável explica que são atraídos pela posta mirandesa certificada.

Marisco, bom vinho, boa companhia e as tradicionais passas não podem faltar na noite que antecede a entrada para um ano novo. O que se privilegia nessa noite é a qualidade gastronómica e o bom ambiente, a um preço acessível. Quem o diz é o chef Manuel Gonçalves, responsável, há vários anos, pela ementa do restaurante Mirandelense, Flor de Sal.

“São coisas que nós não fazemos durante o ano. Vamos ter uma saudação do chefe, que é um foie gras com compota de maçã. Depois teremos o salmão fumado com fio de ovos e compota de figo. Temos um bacalhau que é fora do normal também, que nós não fazemos durante o ano, que é o bacalhau com amêndoas e mel. E terminamos com um confite de pato, com frutos vermelhos, e risoto de champanhe. Nós este ano até vamos fazer um pouco de programa na esplanada, a partir da meia-noite, com fogo de artifício, vamos servir um espumante também. A gente tenta fazer sempre um preço acessível para que as pessoas possam estar à vontade e confraternizar um pouco. É isso que a gente quer”, referiu.

Na Quinta dona Florinda para além da boa comida, o que não pode faltar é um bom ambiente entre família e amigos, como nos conta o proprietário, Jorge Morais.

“Acho que, acima de tudo, eles querem um bom ambiente, calmo, com uma música ambiente, com comida. O nosso cliente é mais dentro desse tipo de cliente que quer passar uma noite em família, em amigos, beber uns copos, divertir-se um bocadinho. No fundo, é isso”, vincou.

Com uma procura cada vez mais intensa, os restaurantes de Trás-os-Montes estão preparados para proporcionar uma noite inesquecível, onde os sabores típicos da região, a animação ao vivo e um ambiente acolhedor são os grandes protagonistas.

Escrita por Brigantia
Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário