Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

OS FIDALGOS - BRAGANÇA - CARRAGOSA

 
DOMINGOS RODRIGUES DE MORAIS, natural de Carragosa, concelho de 
Bragança, filho de João Rodrigues e de D. Luzia Lopes, de Carragosa, casou com D. Maria Ordonhes, da família Morais Antas, do Vimioso. Descendência:
2º D. MARIA BÁRBARA PIMENTEL E ANTAS, que noviciou, em 1828, no convento de Santa Clara de Bragança.
3º D. ANASTÁCIA MARIA DA CONCEIÇÃO, que nasceu no Vimioso em 1709. Foi seu padrinho D. João Franco de Oliveira, bispo de Miranda.
Professou no mesmo convento em 1725. Adiante, em Vimioso – Mendes e Antas, a ela nos referiremos detalhadamente.
ANTÓNIO GONÇALVES ALVAREDO, de Carragosa, abade de Vilar de Peregrinos, concelho de Vinhais, faleceu a 17 de Outubro de 1817, deixando por herdeiros suas irmãs D. Teresa, D. Maria e D. Caetana e, por morte destas duas últimas, os filhos da primeira.
Sobre esta família Alvaredo, de Carragosa, mas oriunda de Gustei, concelho de Bragança, enlaçada com a família Cameirão, de Talhas e Izeda, ver na lista dos cónegos os apelidos Alvaredo e Cameirão; e adiante Gustei.
A esta família, da qual ainda somos parente, pertencem, além de outros:
ANTÓNIO JOSÉ RODRIGUES, que nasceu em Carragosa a 3 de Fevereiro de 1850 e faleceu, sendo pároco da Fradizela, concelho de Vale Paços, nos últimos dias de Março de 1913.
ALFREDO JOSÉ RODRIGUES, doutor em direito, advogado em Bragança e abade de Linhares, que nasceu em Carragosa a 24 de Fevereiro de 1874.
Ambos filhos de:
JOÃO BERNARDO RODRIGUES e de D. Regina Gonçalves Alvaredo, que nasceu em Carragosa a 9 de Abril de 1833, filha de Domingos António Cameirão, natural de Izeda, e de D. Francisca Gonçalves, de Carregosa, irmã de António José Gonçalves Alvaredo, abade de Carregosa, onde nasceu a 21 de Junho de 1807, que era sobrinho do padre Francisco Gonçalves Alvaredo, falecido em Carragosa a 29 de Agosto de 1849.
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário