Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Valter Cadavez homenageado no 16º ENCONTRO DE MATILHAS que teve cariz solidário

 CRIADOR DO ENCONTRO - UMA DAS FIGURAS ICÓNICAS NO MUNDO DA CAÇA E NA CULTURA DAS MATILHAS - FOI HOMENAGEADO NESTA EDIÇÃO, A PRIMEIRA SEM A SUA PRESENÇA.


Vale de Salgueiro, no concelho de Mirandela, acolheu, ontem, o XVI Encontro de Matilhas. Esta iniciativa decorre anualmente e já percorreu alguns pontos da região Norte e até do resto do país.

O criador do encontro, Valter Cadavez, uma das figuras mais icónicas no mundo da caça e da cultura das matilhas, foi homenageado, nesta edição, uma vez que foi a primeira sem a sua presença.

Valter Cadavez morreu em Setembro e Nelson Cadavez esclarece que o irmão foi determinante na dignificação das matilhas e matilheiros. “A montaria é um processo de caça que só existe na Península Ibérica. E para se realizar a montaria há um elemento que é fundamental, que são as matilhas. E ao longo de muito e muito tempo as matilhas foram ignoradas, ostracizadas, relegadas para um segundo plano por razões sociais. Mas hoje pratica-se uma montaria moderna, em que o matilheiro tem um papel diferente, atual, em que intervém de igual para igual para com os monteiros. Os monteiros até ali eram tidos como uma certa elite, mas hoje isso não acontece e o meu irmão Valter sempre defendeu a dignidade, a valorização da matilha e do matilheiro”.

Este é um encontro solidário. O dinheiro angariado reverte a favor de instituições do concelho em que a iniciativa se realize. Este ano, o encontro aconteceu na localidade onde o seu mentor tinha raízes. Nélson Cadavez esclarece que é importante dar-lhe continuidade. “É muito especial porque é a primeira edição depois do Valter. O Valter foi o criador, o mentor, o fundador, era o patrono e deixou-nos subitamente e precocemente. Esta é a terra dos nossos antepassados e esta edição não podia ser realizada noutro sítio que não o concelho de Mirandela, que não o em Vale de Salgueiro, terra de onde somos”.

António Ramos, presidente da Associação Portuguesa de Matilhas de Caça Maior, assinala que é necessário criar mais encontros de matilhas. “Espero que, em breve, possa começar a haver mais eventos destes, porque isto foi uma ideia a Norte e eu vou tentar fundamentá-la, agora, também na associação, para que iniciativas destas passem também acontecer a Centro e a Sul. Pelo menos nas três grandes divisões do país”.

Ontem, em Vale de Salgueiro, o encontro reuniu 30 matilhas, 60 matilheiros e 120 caçadores. O XVI Encontro de Matilhas, que acontece anualmente, serviu, este ano, para homenagear o seu mentor, Valter Cadavez.

Os lucros reverteram a favor da Casa do Menino Jesus de Pereira.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário