Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 5 de junho de 2025

𝐂𝐨𝐧𝐜𝐮𝐫𝐬𝐨 𝐂𝐨𝐧𝐜𝐞𝐥𝐡𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐁𝐨𝐯𝐢𝐧𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐑𝐚𝐜̧𝐚 𝐌𝐢𝐫𝐚𝐧𝐝𝐞𝐬𝐚 𝐞 𝐂𝐡𝐞𝐠𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐓𝐨𝐮𝐫𝐨𝐬 𝟐𝟎𝟐𝟓

 À semelhança de anos anteriores, o Município de Miranda do Douro, em colaboração com a ACBRM – Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa, sob a orientação técnica da DGAV e da CCDR NORTE – Agricultura e Pescas, vai dinamizar, no próximo dia 24 de junho, o concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa e Chegas de Touros 2025.


Os certames visam homenagear os criadores de Bovinos de Raça Mirandesa do concelho, fomentar o crescimento do setor agropecuário e contribuir para o desenvolvimento, promoção e divulgação da raça, uma das mais importantes espécies bovinas nacionais e detentora de carne de excelente qualidade, com Denominação de Origem Protegida (DOP).

As individualidades das condições edafoclimáticas da região, promovem o desenvolvimento de uma elevada diversidade de habitats e sistemas agro-silvopastoris distintos, guardiões de um património genético único, que se manifesta em animais que, se destacam pela sua destreza, energia e bravura, o que os distingue dos demais, permitindo a sua valorização, de forma notável.

Cada vez mais se justifica a aposta na preservação da Raça Bovina Mirandesa, não somente, pela sua salvaguarda, mas sobretudo pelo estímulo à criação do próprio emprego e à fixação de população no nosso Concelho, decorrente do reconhecimento, durante séculos, da raça como sustento da nossa ruralidade.

Garantir que a raça sobreviva e se adapte aos padrões de qualidade e exigência da sociedade atual, faz parte de uma estratégia do Município de revitalização do mundo rural, alicerçada no património que tanto nos dignifica!

Sem comentários:

Enviar um comentário