Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

“A nomeação de Secretário-Geral para a Investigação trouxe com ela um acréscimo de responsabilidade"

 José Mário Leite nasceu na Junqueira da Vilariça, Torre de Moncorvo. Estudou em Bragança e no Porto e casou em Brunhoso, Mogadouro. Colabora com o Mensageiro e outros jornais regionais. Também escritor, com vários livros publicados, foi recentemente nomeado Secretário-Geral da Fundação Champalimaud. Esse foi o mote para esta entrevista.


Mensageiro de Bragança
:Como encarou esta nomeação para o cargo de Secretário-Geral da Fundação Champalimaud?

José Mário Leite: A nomeação de Secretário-Geral para a Investigação, embora pudesse ser encarada como o passo seguinte na minha carreira de Gestor de Ciência, tendo sido algo surpreendente, foi também, ao mesmo tempo, natural. O Conselho de Administração tinha-me já confiado a responsabilidade da gestão do projeto altamente inovador e desafiante Botton-Champalimaud, com o objetivo de criar um centro de investigação diretamente ligado à prática clínica para desenvolver terapias inovadoras, no tratamento do cancro do pâncreas, ao mesmo tempo que continuava a apoiar a Administração, como consultor, para os assuntos científicos das restantes áreas da investigação.

Esta nomeação não implicou qualquer alargamento das áreas de atuação. Trouxe, com ela um acréscimo de responsabilidade substituindo o aconselhamento pela atuação com responsabilidades diretas sobre as mais variadas decisões que me foram delegadas.

Entrevista completa na edição em papel e digital do MDB

AGR
Obs* O Memórias...e outras coisas, deseja ao seu ilustre colaborador, os maiores éxitos nas novas e prestigiantes funções.

Sem comentários:

Enviar um comentário