Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Bragança ClassicFest encerra 5ª edição com salas cheias

 O festival, que levou música erudita a diferentes públicos e espaços da cidade, superou todas as expectativas de adesão, mais de 2700 espectadores, e deixou promessa de ir ainda mais longe nas próximas edições.


Chegou ao fim a 5ª edição do Bragança ClassicFest. O festival de música erudita decorreu de dia 27 de setembro até este sábado, no Teatro Municipal de Bragança, mas não só.

Esta edição do Bragança ClassicFest ficou marcada pela descentralização e pela consolidação do festival na agenda cultural da cidade.

O diretor do Teatro, Cristiano Cunha garante que o balanço é positivo. “Tivemos salas lotadas em todos os espetáculos, mais de 2.700 espectadores que tivemos nesta 5ª edição, o que é extraordinário. Devo destacar também a componente de serviço educativo, extremamente importante para a criação de novos públicos e a fidelização de públicos. Houve apenas um espetáculo só que não esgotou, ficou nos 350 espectadores. Por uma razão, abrimos a sala para 80 espectadores, que seria em caixa de palco, e depois, dada a procura, alargamos o auditório e mesmo assim tivemos mais de 300 espectadores e, portanto, estamos de parabéns. Bragança está de parabéns e o ClassicFest, de facto, está consolidado no território”, disse.

Também Filipe Pinto Ribeiro, diretor artístico do espetáculo partilha a mesma opinião e refere mesmo que a procura superou mesmo as expectativas. “Acho que de facto superou as expectativas. Aquilo que nós encontramos do público foi um acolhimento extraordinário, um entusiasmo nos concertos muito grande, uma procura de bilhetes. Infelizmente não conseguimos chegar a mais, mas de facto aquilo que pretendemos é ligar-nos, é criar laços de partilha com a comunidade, e não só, porque acabamos por ter públicos que vêm um pouco de todo o país e até de outras nacionalidades. Do ponto de vista artístico, daquilo que conseguimos nos concertos, das críticas internacionais que tivemos, de facto acho que temos um balanço de enorme sucesso”, frisou

Com os olhos postos na próxima edição, Cristiano Cunha, adianta que o objetivo é levar o ClassicFest cada vez mais além do Teatro Municipal. “E a ideia é descentralizarmos, quiçá no próximo ano levarmos também algumas IPSS, fazermos um espetáculo intergeracional com séniores e com crianças em IPSS, porque não estabelecimentos prisionais. Portanto, temos aqui ainda um campo em aberto de descentralização e de aproximação de públicos a esta arte magnífica que é a música erudita. A ideia é continuar a trabalhar”, rematou.

O Bragança ClassiFest arrancou no final de setembro e terminou este sábado, com um concerto da Orquestra Philharmonia Frankfurt, tendo contado com a lotação esgotada da maioria dos espetáculos.

Escrito por Brigantia.
Foto: Bragança ClassicFest
Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário