Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Trabalhadores dos transportes municipais preparam paralisação total dos serviços para sexta-feira

 O STAL prevê uma adesão a 100%. Em causa estão as condições de trabalho e a falta de motoristas

Bragança é um dos concelhos onde haverá greve - Foto: Câmara Municipal de Bragança

Realizou-se ontem de manhã, em frente à Câmara Municipal de Bragança, um plenário dos trabalhadores dos transportes urbanos.

A iniciativa convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) serviu para preparar a greve nacional agendada para esta sexta-feira. 

A paralisação acontece dois dias antes das eleições autárquicas e pretende chamar a atenção para as condições de trabalho no setor.

Em causa estão várias reivindicações antigas, como explica Francisco Marcos, coordenador regional do STAL. “Este plenário é a preparação para a greve para o dia 10 de outubro, que abrange os trabalhadores que exercem funções nos transportes urbanos, municipais e municipalizados, e os objetivos desta greve é a reposição das carreiras e os índices remuneratórios e os seus conteúdos profissionais específicos, tendo como base os que existiam antes da relegação da Lei 12-A de 2008. Com esta greve pretendemos também um aumento salarial não inferior a 15%, no mínimo 150€ para todos os trabalhadores e a atualização do subsídio de refeição para 10,5€. A melhoria das condições de trabalho e, portanto, que sejam valorizadas as profissões de motoristas”, explicou.

Segundo o sindicato, os motoristas estão a receber atualmente o salário mínimo nacional, independentemente da antiguidade ou da exigência da função. Em Bragança, a realidade é particularmente dura. “Em Bragança, há trabalhadores que há 10, 15 anos, que não têm progressões, ou seja, estão a receber o ordenado mínimo. Há trabalhadores que entram hoje para a autarquia, recebem o mesmo que trabalhadores que há 15 anos que já estão na mesma autarquia. E a profissão de motorista é de muita responsabilidade e, por isso, tem que se dignificar a profissão”, referiu.

Francisco Marcos sublinhou que cerca de 90% dos trabalhadores marcaram presença no plenário e que o STAL prevê uma paralisação total dos transportes municipais no dia da greve. O objetivo da greve às portas das eleições tem como propósito chamar a atenção da população e dos candidatos. “A profissão de motoristas é de grande responsabilidade. Eles têm de transportar idosos, crianças e têm que estar a 100% na profissão, por isso é necessário que vejam estes profissionais, que é necessário valorizá-los. Prevemos que haja uma adesão de 100% no dia 10 à greve, ou seja, uma paralisação total dos transportes”, frisou.

O sindicato diz ter entregado, dia 17 de setembro, as reivindicações ao Ministério das Finanças, mas ainda não obteve qualquer resposta do Governo. Espera agora que a greve nacional sirva de ponto de viragem no diálogo institucional e na valorização dos profissionais do setor. A greve, agendada para dia 10 vai abranger trabalhadores dos transportes municipalizados em Bragança, Barreiro, Coimbra, Nazaré, Portalegre, Alcácer do Sal e Sintra, entre outros.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário