Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Inauguração da Exposição 'Caminho Mão Ferro' de Sobral Centeno | Estação das Artes

 "Abordar o Douro enquanto entidade física, social, cultural e espiritual tem vindo a ser um desígnio de autores, pensadores e artistas que eternizaram um quadro referencial tão único quanto exuberante.


Sobral Centeno propõe para a Estação de Mirandela, equipamento em boa hora recuperado para o acolhimento de atividades culturais, uma viagem através do desenho onde a interseção do natural e o humano se ancora nesse elemento estruturante de uma particular visão deste território: o caminho de ferro e os seus protagonistas.

O desenho sempre assumiu neste artista uma importância vital: nos seus tempos de tropa na Guiné nos inícios dos anos setenta esta prática estaria vinculada a constrangimentos materiais ineludíveis; no entanto, o gesto, a força expressiva da linha, a intensidade da coloração simplificada e a singular capacidade de diagramar elementos perspéticos no plano bidimensional do suporte são características recorrentes nos mais de cinquenta anos de percurso criativo.

Caminho Mão Ferro é uma exposição com séries de obras que cobrem um arco cronológico que vai de 2017 a 2025 exclusivamente dedicadas à paisagem do Douro e à presença, algo nostálgica, do comboio na definição de um quadro formal e conceptual que Sobral Centeno verte em plena sintonia com uma vivência vital e recorrente desta região. Se o recorte natural destas paisagens se desdobra em sinuosidades sumptuosas, as estruturas manipuladas pelo homem configuram artificiosos planos de incomparável beleza universal: este é o carácter que os desenhos deste autor reverberam em febril e intrincado jogo de linhas e traços que captam com acutilância a verdade telúrica deste canto da terra. Há uma espécie de urgência no fazer que se apreende na sua receção: como se a transcendência deste real fugidio tivesse de ser plasmada com a proficiência que décadas de trabalho continuado permitem satisfazer nesses breves momentos de criação. A desmaterialização da representação convencionada é aqui sinal evidente de uma compreensão totalizadora daquilo que se vê enquanto se sente.

São, portanto, desenhos que se desdobram do exterior para o interior e vice-versa. São desenhos que remetem para o visto, mas que se resolvem no sentido e pensado."

- Miguel von Hafe Pérez

A exposição estará patente de 17 de janeiro a 12 de julho de 2026.

Inauguração

Local: Estação das Artes
Data: 17 de janeiro
Hora: 16h00

Projeto cofinanciado pelo Programa Regional NORTE 2030

Sem comentários:

Enviar um comentário