O evento pretende afirmar-se, cada vez mais, como a “capital da caça maior” no panorama nacional, ibérico e também internacional.
Esta quinta-feira realizou-se a primeira montaria ao javali, na localidade de Limãos, que contou com cerca de 170 caçadores, como explica o presidente da Federação das Associações de Caçadores da 1ª Região Cinegética, João Alves:
Ao longo do evento estão previstas três montarias, com as inscrições esgotadas, num total de cerca de 800 caçadores, provenientes de Espanha, França, Luxemburgo, Suíça e de várias regiões de Portugal, sobretudo do Norte do país. São mais 100 inscritos do que na edição do ano passado.
Em termos económicos, é esperado um retorno entre 3 e 5 milhões de euros, de forma direta e indireta. São também esperados milhares de visitantes, com o alojamento esgotado no concelho e em vários concelhos vizinhos.
Os expositores voltam a marcar presença por considerarem a feira uma aposta ganha. É o caso de David Trovisco, proprietário de uma loja dedicada à venda de material para a prática da caça, que participa desde as primeiras edições e mantém boas expectativas de vendas:
Também Liliana Araújo, que comercializa artigos de vestuário e participa desde o início do certame, aponta para perspetivas positivas ao nível das vendas:
A participar pela primeira vez na Feira da Caça está Nuno Guilherme, que trouxe produtos endógenos da Serra da Estrela, como refere:
A edição deste ano conta com cerca de 200 expositores de diversas áreas, desde artigos de caça, produtos alimentares, vestuário, serviços institucionais e artesanato, entre outros.
A prova de Santo Huberto e a largada de perdizes foram canceladas por indicação da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), devido à situação de gripe aviária.
Hoje decorre ainda o 6.º Seminário de Turismo, dedicado às Estações Náuticas em Águas do Interior, com foco na análise de oportunidades associadas a esta valência do território, nomeadamente a Estação Náutica do Azibo.
O programa é vasto e inclui inúmeras iniciativas ligadas ao setor cinegético, como montarias, espetáculos equestres, corridas de galgos, provas de beleza canina, entre outras atividades.
É também neste certame que decorrem a 17.ª Copa Ibérica de Cetraria e o 18.º Troféu Interpaíses Santo Ambrósio, duas competições internacionais que atraem participantes de vários países, sobretudo de Espanha.
Paralelamente, realizam-se showcookings, caminhadas por rotas e trilhos, raid turístico, trial todo-o-terreno, animação cultural e workshops.
Na vertente musical, o cartaz destaca grupos transmontanos e locais, como Batucada, Ambria Ardena, bem como os DJ’s Correia, Djane Percy, Activate, Fucking Bastards, Simanka e Fyssas.
A feira é oficialmente inaugurada hoje, às 18h30, pelo Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.


Sem comentários:
Enviar um comentário