Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

São esperadas milhares de pessoas na 28.ª Feira da Caça e do Turismo em Macedo de Cavaleiros

 Já abriram portas da 28.ª Feira da Caça e do Turismo e a 30.ª Festa dos Caçadores do Norte, certame que decorre até domingo, em Macedo de Cavaleiros.


O evento pretende afirmar-se, cada vez mais, como a “capital da caça maior” no panorama nacional, ibérico e também internacional.

Esta quinta-feira realizou-se a primeira montaria ao javali, na localidade de Limãos, que contou com cerca de 170 caçadores, como explica o presidente da Federação das Associações de Caçadores da 1ª Região Cinegética, João Alves:

Ao longo do evento estão previstas três montarias, com as inscrições esgotadas, num total de cerca de 800 caçadores, provenientes de Espanha, França, Luxemburgo, Suíça e de várias regiões de Portugal, sobretudo do Norte do país. São mais 100 inscritos do que na edição do ano passado.

Em termos económicos, é esperado um retorno entre 3 e 5 milhões de euros, de forma direta e indireta. São também esperados milhares de visitantes, com o alojamento esgotado no concelho e em vários concelhos vizinhos.

Os expositores voltam a marcar presença por considerarem a feira uma aposta ganha. É o caso de David Trovisco, proprietário de uma loja dedicada à venda de material para a prática da caça, que participa desde as primeiras edições e mantém boas expectativas de vendas:

Também Liliana Araújo, que comercializa artigos de vestuário e participa desde o início do certame, aponta para perspetivas positivas ao nível das vendas:

A participar pela primeira vez na Feira da Caça está Nuno Guilherme, que trouxe produtos endógenos da Serra da Estrela, como refere:

A edição deste ano conta com cerca de 200 expositores de diversas áreas, desde artigos de caça, produtos alimentares, vestuário, serviços institucionais e artesanato, entre outros.

A prova de Santo Huberto e a largada de perdizes foram canceladas por indicação da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), devido à situação de gripe aviária.

Hoje decorre ainda o 6.º Seminário de Turismo, dedicado às Estações Náuticas em Águas do Interior, com foco na análise de oportunidades associadas a esta valência do território, nomeadamente a Estação Náutica do Azibo.

O programa é vasto e inclui inúmeras iniciativas ligadas ao setor cinegético, como montarias, espetáculos equestres, corridas de galgos, provas de beleza canina, entre outras atividades.

É também neste certame que decorrem a 17.ª Copa Ibérica de Cetraria e o 18.º Troféu Interpaíses Santo Ambrósio, duas competições internacionais que atraem participantes de vários países, sobretudo de Espanha.

Paralelamente, realizam-se showcookings, caminhadas por rotas e trilhos, raid turístico, trial todo-o-terreno, animação cultural e workshops.

Na vertente musical, o cartaz destaca grupos transmontanos e locais, como Batucada, Ambria Ardena, bem como os DJ’s Correia, Djane Percy, Activate, Fucking Bastards, Simanka e Fyssas.

A feira é oficialmente inaugurada hoje, às 18h30, pelo Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.

Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário