Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Governo revoga o Plano de Ordenamento da Albufeira do Azibo

 O Governo revogou o Plano de Ordenamento da Albufeira do Azibo, no concelho de Macedo de Cavaleiros, na passada quinta-feira, em reunião do Conselho de Ministros.


Segundo o comunicado do Governo, esta revogação surge “por se considerar que já não se justifica a sua manutenção enquanto instrumento de gestão territorial de natureza especial”.

A decisão é justificada pelo facto de a proteção das albufeiras poder ser plenamente assegurada pelo regime geral atualmente em vigor, tornando dispensável a existência de planos especiais de ordenamento.

O Plano de Ordenamento da Albufeira do Azibo (POAA) foi originalmente aprovado em 1993 e estabelecia as regras de uso e proteção da albufeira e da respetiva zona terrestre. Este instrumento integrava a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, regulando atividades balneares, turísticas e ambientais.

Ao longo dos anos, o plano foi alvo de várias revisões com o objetivo de atualizar as regras, incluindo a sua transposição para o Plano Diretor Municipal de Macedo de Cavaleiros. Uma dessas revisões ocorreu a 6 de setembro de 2010, cerca de 15 anos após a sua criação, na sequência da construção da barragem para fins de abastecimento de água e regadio.

Na altura, o então presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Beraldino Pinto, referia à agência Lusa que a revisão iria reforçar a proteção ambiental daquela zona do Nordeste Transmontano e permitir “adequar o plano à realidade atual”, contribuindo para uma estratégia de desenvolvimento turístico.

A área protegida da Albufeira do Azibo abrange cerca de 4 987 hectares.

A implementação e gestão da Paisagem Protegida são da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e do Município de Macedo de Cavaleiros.

Na mesma reunião do Conselho de Ministros foi também aprovada a revogação do Plano de Ordenamento da Albufeira de São Domingos, no concelho de Peniche.

Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário