Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Romeu no concelho de Mirandela é oficialmente Zona Especial de Conservação

 O processo contou com a audição da Associação Nacional de Municípios Portugueses e dos municípios de Mirandela e Macedo de Cavaleiros


Depois das Minas de Santo Adrião, no concelho de Vimioso, Romeu, no concelho de Mirandela, também já é, oficialmente, Zona Especial de Conservação.

A classificação da área situada no concelho de Mirandela foi publicada esta terça-feira em Diário da República, depois de ter sido promulgada pelo Presidente da República.

A decisão tinha sido aprovada em Conselho de Ministros no início de dezembro, tal como a Zona Especial de Conservação das Minas de Santo Adrião, mas só agora entrou em vigor.

Com este diploma, fica concluído o processo de classificação da ZEC Romeu, integrada na Rede Natura 2000, a principal rede europeia de proteção da natureza e da biodiversidade.

O estatuto de Zona Especial de Conservação garante uma proteção reforçada de habitats naturais e de várias espécies da fauna e da flora com presença significativa nesta área. Entre os valores naturais protegidos estão zonas ribeirinhas, carvalhais, florestas autóctones e espécies como a lontra, o desmão-dos-Pirenéus e o lobo-ibérico.

O decreto-lei define ainda objetivos concretos de conservação e estabelece regras para o uso do solo, atividades agrícolas, florestais e recreativas, bem como medidas de vigilância e fiscalização, para evitar a degradação dos habitats.

A classificação da ZEC Romeu permite a Portugal cumprir as obrigações assumidas no âmbito da Diretiva Habitats da União Europeia e responde às exigências do Tribunal de Justiça da União Europeia relativamente à proteção destas áreas.

O processo contou com a audição da Associação Nacional de Municípios Portugueses e dos municípios de Mirandela e Macedo de Cavaleiros.

Escrito por Rádio Brigantia.
Foto: Aldeias de Portugal
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário