Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

ALFREDO CAMEIRÃO NOMEADO COMISSÁRIO DA ESTRUTURA DE MISSÃO PARA A PROMOÇÃO DA LÍNGUA MIRANDESA

 DUARTE MARTINS E SUZANA RUANO FORAM DESIGNADOS SUBCOMISSÁRIOS DA MESMA ESTRUTURA 


Uma semana depois de o Governo ter aprovado, em Conselho de Ministros, a atualização da composição da Estrutura de Missão para a Promoção e Valorização da Língua Mirandesa com a integração do Conselho Consultivo, esta quinta-feira, foi publicado em Diário da República o despacho assinado pela Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, que designa o comissário e os subcomissários da Estrutura de Missão para a Promoção da Língua Mirandesa.

Alfredo Cameirão, atual presidente da Associação de Língua e Cultura Mirandesa, foi nomeado Comissário da Estrutura criada, pelo Governo, em março de 2025, para a defesa da língua mirandesa e que vai funcionar na antiga Casa dos Magistrados, em Miranda do Douro, que já sofreu obras de requalificação para acolher o organismo.

Foram ainda designados como subcomissários, Duarte Martins, professor de Língua e Cultura Mirandesa, e Suzana Ruano, técnica superior na Associação de Língua e Cultura Mirandesa.

O despacho produz efeitos a 1 de fevereiro.

O funcionamento da EMPLM será financiado pelo Orçamento do Estado, com uma verba anual de até 500 mil euros, e contará com apoio administrativo assegurado pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC). A estrutura terá vigência até 31 de dezembro de 2029, podendo ser prorrogada pelo Governo. 

Há 27 anos que o mirandês foi reconhecido oficialmente, através da lei 7/99 que fazia da língua a segunda oficial no país, aprovada a 17 de setembro de 1998 e que entrou em vigor com a publicação em Diário da República a 29 de janeiro de 1999.

Artigo escrito por Fernando Pires (jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário