Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Pastores transmontanos fizeram-se ouvir junto do Ministro da Agricultura

 Foi no âmbito das comemorações do Ano Internacional das Pastagens e dos Pastores que o Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, esteve em Bragança a anunciar mais investimentos no setor, nomedamente num apoio de 30 mil euros à instalação de mais pastores, de um total de 30 milhões de euros disponíveis para esta medida, bem como o aumento, em média para o triplo, das ajudas dadas aos agricultores pelos ataques de lobos.


“O que fizemos em relação ao ataque do lobo foi triplicar ,em média os apoios. Era verdadeiramente inaceitável o apoio que se dava. Aquilo que eu exijo é que esses apoios sejam dados rapidamente e que os processos avancem rapidamente, pois não podem estar uma eternidade para serem despachados. Ainda que muita gente possa achar que eu, ao dizer isto, estou a pressionar para se decidir. A nossa missão é uma missão onde a proximidade tem de estar aliada à rapidez, ao bom senso e, no fundo, também à simplificação. Todos os dirigentes de todos os organismos devem atuar desta forma”, disse ao Mensageiro.

Sobre o apoio à instalação de mais pastores, José Manuel Fernandes anunciou que este é um apoio, que se soma a outros. “Só o prémio da instalação é 30 mil euros e depois há apoios a 60% para o investimento. Para além disso, haverá apoios adicionais para as raças e, no fundo, aos animais. Para além disso, em termos daquilo que é o rendimento do Pedido Único, também temos de o aumentar. Havendo esta fileira, estou certo que com a colaboração também das comunidades intermunicipais, projetos de investimento, como por exemplo um lavadouro de lã, havendo dimensão para ele, pode surgir. O objetivo é que haja escala e com a pastorícia extensiva nós reconhecemos o papel do pastor como alguém importantíssimo em termos ambientais”, frisou o governante. “As portarias vão sair agora nesta semana, mas nós vamos retirar o máximo de burocracia, nem vamos exigir provas de terreno ou de aluguer de terreno. Os animais não são para ficar num estábulo, são para estar a cumprir o objetivo que referi da diminuição do material combustível”, acrescentou.

AGR

Sem comentários:

Enviar um comentário