Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

“Serões d’Além Doiro” reúne contos e lendas contados à lareira

 É um regresso ao passado através da memória, o que permite o livro ‘Serões D’Além Doiro’ da autoria de Carlos Carvalheira e com a ilustração de Beatriz Morais Santos e Rui Roseiro, apresentado no passado dia 24 de janeiro, na Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo. “O livro reúne vários contos e lendas que, em tempos passados, à lareira, eram contados pelos avós aos netos, memórias estas que iam sendo transmitidas de geração em geração, e que agora perpetuam neste livro salvaguardando a nossa memória coletiva”, explicou uma fonte.


A sessão de apresentação contou com a presença da vice-presidente da Câmara 
Municipal de Torre de Moncorvo, Catarina Dias, do editor, António Lopes, e do autor, Carlos Carvalheira, que falou sobre a obra.

Carlos Carvalheira, é licenciado em Direito, possui uma pós-graduação em Direito Europeu e o Diploma Superior de Estudos Franceses.

O autor é natural de Trancoso, mas possui fortes ligações ao concelho, nomeadamente à freguesia de Castedo. Ligado ao mundo da escrita colabora com regularidade com Jornais, Revistas, Coletâneas, Antologias. Publicou várias obras de ficção, designadamente O Menino-Rei, Contos do Vale da Promissão, O Messias, Os Confins do Éden, A Ira do Pelicano, Caminhos do Vento, Os Girassóis de Kiev, O Último Duque, Lendas do Planalto, Auto dos Condenados (teatro), Vidas Judaicas, Castedo, Terras e Tradições, Havemos de Recordar-te - Homem, Amigo, Autarca.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário