Uma iguaria típica do Inverno, comida à colher, de confeção lenta e de sabor intenso. A base da receita integra carnes de porco e de vaca, enchidos regionais, presunto, grão-de-bico e massa, aos quais se juntam cebola, alho, azeite, louro e outros temperos tradicionais.
Ao festival, organizado em parceria, pelo Município e Associação Comercial e Industrial, aderiram 34 restaurantes que se preparam para confecionar, à hora de almoço, cerca de seis mil litros de rancho.
O presidente do Município, Vítor Correia, acredita que o evento deverá atrair milhares de visitantes, ao ar livre, no mercado municipal, até porque, este ano, há mais lugares sentados já que também será disponibilizado o 1º andar daquele equipamento:
O Festival do Rancho, para além de promover a iguaria, é também importante para dar a conhecer o território e dinamizar a economia local, salienta o autarca:
Para poder participar neste festival do Rancho, todos têm obrigatoriamente de adquirir um kit de degustação – que inclui malga, colher, caneca e senhas para pão e vinho – que custa sete euros e meio.
Com início às 12h00, deste sábado, o festival inclui degustações, animação musical a cargo do grupo “Meninas do Tua” e o Concurso do Melhor Rancho, avaliado por um júri em provas cegas.

Sem comentários:
Enviar um comentário