O programa mantém o modelo de edições anteriores, com quatro dias repletos de atividades pensadas para todas as idades e públicos.
António Carneiro, presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence, adianta que este ano há novidades, como o lançamento de dois livros infantis, um da autoria de Rafael Costa, natural de Podence, e outro de Rute Cancela, para além da realização de uma Cãocaminhada:
No primeiro dia do evento, a animação estende-se também à cidade de Macedo de Cavaleiros, com um desfile noturno que envolve várias instituições locais, associando-se à folia carnavalesca.
Este ano, o arranque do Entrudo coincide com o Dia dos Namorados, que será assinalado com as iniciativas “Amor e Chocalhos” e “Sabores do Amor e Tradição”.
A organização espera receber cerca de 50 mil visitantes. Recorde-se que, no ano passado, segundo dados avançados pela organização, foram superadas todas as expectativas, com o concelho a registar um aumento de faturação na ordem dos 142,5% face ao ano anterior, um resultado que deixa o presidente da associação bastante satisfeito:
Este ano está ainda em estudo a possibilidade de instalação de uma tenda de grandes dimensões. A segurança será reforçada e os parques localizados junto à A4 vão ser utilizados como estacionamento gratuito, com acesso pela Estrada Nacional 15, em espaços cedidos pela Infraestruturas de Portugal:
Paralelamente, decorre o Mercadinho Tradicional, que conta já com cerca de 200 inscritos, estando as inscrições abertas até ao dia 31 de janeiro:
Está ainda prevista a inauguração de um mural surpresa, na segunda-feira, dia 16 de fevereiro.
O programa inclui vários momentos emblemáticos da festa, como o desfile das Marafonas, o Desfile Noturno, o Pregão Casamenteiro e a Queima do Entrudo, entre muitas outras iniciativas. Haverá também atividades ao ar livre, como caminhadas, ateliers, workshops e “100 Caretos à solta”.
O orçamento do evento é superior ao do ano passado, rondando os 50 mil euros, mais cerca de 20 mil euros do que na edição anterior.
O Entrudo Chocalheiro é organizado pela Associação Grupo dos Caretos de Podence, em parceria com o Município de Macedo de Cavaleiros, a União de Freguesias de Podence e Santa Combina e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros.



Sem comentários:
Enviar um comentário