Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Campanha da azeitona termina com qualidade elevada

 A campanha da azeitona já terminou e, apesar da quebra generalizada na produção, o balanço feito no concelho de Macedo de Cavaleiros aponta para um resultado positivo ao nível da qualidade do azeite produzido.


Segundo o presidente da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros, Luís Rodrigues, foi possível manter números significativos de produção na cooperativa:

Em comparação com o ano passado, registou-se uma redução nas quantidades entregues. Ainda assim, a campanha decorreu sem constrangimentos operacionais, beneficiando da modernização do lagar. O responsável sublinha que essa modernização permitiu uma resposta eficaz ao longo de toda a campanha:

Apesar da menor quantidade de azeitona transformada, a qualidade do azeite produzido é apontada como um dos grandes pontos fortes desta campanha, uma realidade confirmada pelas análises laboratoriais realizadas:

No âmbito da Sá Morais Castro, registou-se um cenário distinto. Ao contrário da tendência regional, a empresa alcançou a maior campanha registada, como explica o técnico, Delfim Pedro:

No total, foram colhidas cerca de mil e duzentas toneladas de azeitona, com destaque para a qualidade do produto final, garantida pelo rápido encaminhamento da azeitona para o lagar:

Todos os lotes produzidos pela empresa foram classificados como azeite virgem extra e a comercialização decorreu sem dificuldades:

Relativamente ao preço do azeite, verificam-se realidades distintas. Na Sá Morais Castro, a elevada qualidade do produto tem permitido uma venda regular e a valores considerados acima da média. Já na Cooperativa de Macedo de Cavaleiros, os preços atualmente praticados no mercado continuam a ser vistos como baixos, levando a estrutura a adiar a comercialização, na expectativa de uma eventual valorização.

Em comum, mantém-se a aposta clara na qualidade como principal fator de diferenciação do azeite produzido na região transmontana.

Cátia Barreira

Sem comentários:

Enviar um comentário