O orçamento Municipal de Bragança, no valor de 60 milhões de euros, foi aprovado, ontem, na Assembleia.
Durante a apresentação da proposta orçamental, a autarca do município, Isabel Ferreira, destacou que este é um documento alinhado com várias estratégias. “Este é um documento alinhado com a Estratégia Nacional 2030, com o Programa Nacional de Investimentos 2030, com a Estratégia de Terras Trás-os-Montes, a nossa comunidade intermunicipal, com o Programa Nacional de Política de Ordenamento do Território, cujo PDM é uma declinação deste programa, com a Estratégia das Smart Cities, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”.
Nos Setores prioritários, a autarca destacou a remodelação das escolas Paulo Quintela, Miguel Torga e Augusto Moreno. “Paulo Quintela, 13,5 milhões de euros. Miguel Torga, 17 milhões de euros. Augusto Moreno, ainda não consigo dar um valor porque estamos a terminar o projeto de execução e depois daremos esta estimativa. Miguel Torga já foi submetida. Falta agora a Paulo Quintela. Temos tudo pronto, estamos à espera que saia o aviso de candidatura. Queremos iniciar as obras no decorrer deste ano de 2026. Estamos também em interação com o Ministro da Educação, Ciência e Inovação para que abra o aviso para as escolas P3, mas não só, para que resolva a questão de Augusto Moreno, porque, neste momento, não tem classificação em termos de prioridade e precisamos para que ela seja elegível que haja esta classificação”.
Está ainda prevista a Reabilitação de centros de saúde, com destaque para o centro de saúde de Sé, Santa Maria e Meixedo e o centro de saúde de Izeda. Assim como a reabilitação dos comandos da GNR de Bragança e Izeda.
Quando questionada, por uma lojista, sobre o mercado municipal, a autarca anunciou que foi feito um estudo interno que está a ser concluído. Isabel Ferreira adiantou ainda que já estão previstas reuniões para a criação de um plano de revitalização do mercado e da praça Camões. “Dei instruções à nossa divisão de economia e emprego, já tinha dado, para que a apresentação dos resultados deste estudo interno decorresse dia 18 de fevereiro, às 20h30, na sala de formação da Câmara Municipal de Bragança, onde poderemos, para além de apresentar os resultados deste diagnóstico, receber os contributos de todos os lojistas. Tinha dado também já a indicação para que dia 27 de fevereiro, às 18h, no Mercado Municipal, se fizesse a apresentação daquele que é o Plano de Revitalização do Mercado Municipal”.
Isabel Ferreira reconheceu que este foi o orçamento “possível” e que dentro de três meses serão apresentadas alterações ao mesmo, com um montante mais elevado.
Por agora, a proposta de 60 milhões de euros, apresentada, ontem, foi aprovada por maioria tendo contando com 29 votos a favor e 47 abstenções.

Sem comentários:
Enviar um comentário