Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Bragança Isabel Ferreira esclarece futuro da escola de Izeda

 A presidente da Câmara de Bragança, Isabel Ferreira, esclareceu esta sexta-feira que o encerramento da escola de Izeda “não é uma decisão consolidada e definitiva” mas uma situação a ser ponderada.


Em causa a intervenção na Assembleia Municipal desta quinta-feira, em que abordou o futuro daquela escola do concelho de Bragança.

“Quero esclarecer que nunca afirmei que a Escola de Izeda vai encerrar. O que referi na Assembleia Municipal foi que estamos perante uma situação de declínio demográfico muito acentuado, com um número de alunos extremamente reduzido, o que levanta sérias preocupações do ponto de vista pedagógico. O que está em causa não é uma decisão consolidada e definitiva, mas sim a necessidade de avaliarmos, com responsabilidade, qual a melhor solução para os alunos: se permanecerem numa escola com poucos estudantes e limitada na diversidade de experiências educativas, ou se a eventual alternativa do transporte para Bragança poderá garantir melhores condições de aprendizagem e crescimento. Estamos a avaliar todos os cenários, sempre com o foco exclusivo no superior interesse das crianças e das famílias”, sublinhou a autarca brigantina em declarações ao Mensageiro de Bragança.

Isabel Ferreira diz que “importa também recordar que, em executivos anteriores, foi perdida a oportunidade de precaver a situação complexa que hoje existe, possivelmente em articulação com o Município vizinho de Macedo de Cavaleiros, o que poderia ter permitido atrair alunos de freguesias próximas”.

“Atualmente, com a transferência de competências na área da educação para os municípios e com um envelope financeiro diretamente associado ao número de alunos, essa possibilidade deixou de ser viável”, frisou.

Isabel Ferreira esclarece que a situação está a ser avaliada e que, havendo um encerramento, “não será no imediato”.

“Neste momento, estamos a trabalhar em estreita articulação com o Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, analisando dados, projeções e impactos pedagógicos, antes de qualquer decisão. Reforço, por isso, que não existe motivo para qualquer alarmismo, pois é falsa a informação de decisão de encerramento da Escola de Izeda no imediato. Estamos, com transparência, num processo de avaliação séria, responsável e ponderada. A situação é difícil, exige diálogo, bom senso e uma preocupação permanente com o bem-estar e o futuro das crianças”, concluiu.

AGR

Sem comentários:

Enviar um comentário