Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Isabel Ferreira anuncia que encerramento da escola de Izeda é inevitável

 A escola de Izeda irá encerrar. Isso mesmo foi confirmado esta quinta-feira, na Assembleia Municipal extraordinária, pela presidente da Câmara de Bragança, Isabel Ferreira.


"Em relação à escola de Izeda, é um tema muito difícil. O que temos de fazer é, infelizmente, gerir o declínio, porque não temos condições de reverter uma situação que atingiu um limite crítico", sublinhou a autarca.

De acordo com Isabel Ferreira, a situação atingiu um ponto crítico.

"Não é bom, na nossa opinião, pedagogicamente, para aqueles alunos, continuarem numa escola onde não há número suficiente de alunos, onde não há diversidade suficiente, onde não têm números para fazer uma equipa de futebol sequer numa aula de educação física.

Já passou o tempo em que podíamos ter feito alguma coisa, nomeadamente a articulação com o Município de Macedo de Cavaleiros.

Agora isso é impossível, porque há a descentralização de competências na educação e um envelope financeiro associado ao número de alunos.

Temos de assumir o declínio e que não é bom para aquelas crianças estarem numa escola com poucos alunos. É mau permanecerem naquela escola mas também é mau ter de os transportar para Bragança", frisou Isabel Ferreira.

A autarca prometeu "tudo fazer para arranjar linhas de transporte que ocupem o mínimo possível".

António G. Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário