Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Diocese de Bragança -Miranda está preocupada com o isolamento dos idosos

“A Igreja é o único apoio que muitos idosos têm nas aldeias do distrito de Bragança”. A constatação é do bispo da Diocese Bragança-Miranda, depois de conhecidos os dados dos Censos Sénior 2012, da GNR, que revelaram que Bragança é o distrito do país com mais idosos a viverem sozinhos e isolados. Dom José Cordeiro considera que a Igreja tem um papel fundamental no apoio aos idosos que habitam nas aldeias do distrito.  “De facto em muitas das nossas aldeias já tudo saiu.
Já saiu a escola primária, o professor, qualquer dia sai também a Junta de Freguesia, só a Igreja se mantém.
Mesmo aí às vezes os párocos já não vão porque temos a escassez de vocações. Mas há cristãos, pessoas comprometidas nessas comunidades e que estão a ser cada vez mais despertas para isso.
Porque antes era a família que fazia e hoje as famílias demitem-se disso mesmo e há pessoas que também, por força das circunstâncias, não têm a família próxima ou estão desligadas completamente de qualquer família”. 
O bispo de Bragança-Miranda realça a importância de estabelecer relações de proximidade com a vizinhança. “Nós estamos atentos a isso e queremos responder o mais possível a todas essas situações e pedimos e convocamos todas as pessoas cristãos e não cristãos, que estejam atentos ao seu vizinho e que haja esta relação de proximidade para minorar o mais possível as situações de solidão porque é se calhar o maior sofrimento em que vivem as pessoas.
Para além da doença, para além da velhice, de muitas circunstâncias mas a solidão é um enorme sofrimento”. O isolamento dos idosos do distrito de Bragança a preocupar também a diocese.

Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário