Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 20 de março de 2012

Poemas à solta nos cafés e jardins


Câmaras e escolas levam a poesia para o espaço público
Um pouco por todo o distrito multiplicam-se as iniciativas em torno do Dia Mundial da Poesia, que se assiná-la amanhã. Em Bragança as comemorações têm inicio às 10h00 na Praça da Sé onde vão ser instalados cubos, bidons e a barca da poesia. Haverá ainda um estendal para pôr poemas ao sol, flores de videira nos candeeiros e árvores, bem como ovos estrelados com poesia. As actividades são extensíveis às ruas Alexandre Herculano e Almirante Reis. 
A iniciativa é acompanhada de um momento musical com recitação de poemas, às 10h30 na Praça da Sé. Para as 12h25 está agendada a recitação de poesia nos cafés do centro da Cidade e no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira e a Cesta com poemas, onde se servem cafés com poemas. 
Também a cidade de Macedo de Cavaleiros decidiu levar a poesia para a rua, pelo menos uma vez por ano. No Jardim 1º de Maio, ao longo de todo o dia, os bancos estarão cobertos com poemas diversos com o objectivo de sensibilizar os transeuntes para este género literário. Entre os autores escolhidos destacam-se Soledade Summmavielle, Maria Teresa Horta, António Couto Viana, Anna Feitosa, augusto Gil e João de Deus Rodrigues. As escolas também vão ter Dia da Poesia. O Pólo 1 do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros tem diversas actividades. Os alunos do 1º, 2º anos do 1º Ciclo realizarão entre diferentes turmas uma itinerância de declamações de poemas. O Dia Mundial da Poesia foi criado na XXX Conferência Geral da UNESCO em 1999, com o objectivo de promover a leitura, a escrita, a publicação e ensino da poesia em todo o mundo.


Por: G.L.
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário