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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 22 de março de 2012

IC5 aberto ao tráfego em toda a sua extensão em Maio

Primeira quinzena desse mês é apontada como data de abertura de toda a vida
A abertura ao tráfego de toda extensão do IC5 está prevista para a segunda quinzena do mês de Maio, numa extensão de 131 quilómetros entre Duas Igreja (Miranda do Douro) e Murça, anunciou a empresa Estradas de Portugal (EP). “Com a conclusão do IC5 fica também concluída a rede de vias com 242 km integrada na subconcessão Douro Interior”, precisou aquela empresa.

As obras de construção dos lanços do IC5 entre o nó com a EN212 e o nó de Ansiães e entre Nozelos (IP2) e Mogadouro, numa extensão total de 68 quilómetros, serão concluídos até ao final de Abril, acrescentou a Estradas de Portugal.
Segundo EP, estes lanços serão abertos ao tráfego logo que obtidas todas as licenças e autorizações necessárias, o que deverá ocorrer na primeira quinzena de Maio, ficando assim concluídas todo o trajecto daquele itinerário. O itinerário foi encarado ao longo dos anos como uma via estruturante para os concelhos mais periféricos do sul do distrito de Bragança. “O IC5 vai trazer uma nova centralidade ao concelho de Alfândega da Fé.
O nó de Valverde que fica cinco minutos do centro da vila passado junto a zona industrial. Esta passagem pelo perímetro industrial poderá fazer com que haja a fixação de investidores nesta área”, referiu a presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Berta Nunes. Por outro lado, a autarca relembra que pelo facto de a A4 ser paga, o IC5 poderá constituir uma alternativa para quem se dirige para a fronteira com Espanha, através de Miranda do Douro.
No entanto, ainda não se vislumbra a decisão em continuar o traçado do IC5 até Espanha, uma situação que desagrada aos autarcas da região e em particular aos responsáveis autárquicos e empresários do concelho e Miranda do Douro.
Já o presidente da Câmara de Mogadouro, Moraes Machado, relembrou que a construção do IC5 resulta de uma luta de vários anos dos concelhos mais periféricos do distrito de Bragança. “A abertura do IC5 poderá ser sinónimo de criação de mais emprego com incidência na área do turismo. Acredito que esta rodovia vai influenciar o bem-estar e melhoria da qualidade de vida das nossas populações”, acrescentou o autarca mogadourense.
O IC5, itinerário transversal que se desenvolve entre os distritos de Vila Real e Bragança, ligará Murça a Miranda do Douro, numa extensão aproximada de 132 quilómetros, servindo os concelhos de Murça, Alijó, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Alfandega da Fé, Mogadouro e Miranda do Douro, destina-se a estabelecer acessibilidades entre estes concelhos, actualmente descontinuas em alguns locais, e melhorar as condições de segurança de circulação.
A subconcessão do Douro Interior, onde estão incluídos os IC5 e IP2 liga os distritos de Vila Real, Bragança e Guarda numa extensão total aproximada de 242 quilómetros. Aberto ao tráfego está o troço entre Mogadouro e Duas Igrejas, no concelho de Miranda do Miranda do Douro, desde Setembro passado, numa extensão de 37 quilómetros. A Ascendi inaugurou também no IC5 o troço entre Murça e a Estrada Nacional (EN-212).
A concessão Douro interior é constituída pelo conjunto de lanços do IP2, entre Macedo de Cavaleiro e Celorico da Beira e o IC 5, numa extensão de 131 quilómetros, entre Murça e Miranda do Douro (Duas Igrejas). Esta empreitada foi adjudicada em Novembro de 2008 à AENOR - Douro Interior S.A., actualmente denominada Ascendi Douro, Estradas do Douro Interior, S. A. estando a conclusão destas vias prevista dentro do prazo estipulado.

Por: Francisco Pinto
in:mdb.pt

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