Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 20 de março de 2012

Portela – Bragança - Fotografia na Aldeia Pedagógica


A Azimute foi seleccionada e premiada pelo Programa Entregerações da Fundação Calouste Gulbenkian, com o Projecto da Aldeia Pedagógica de Portela (www.aldeiapedagogica.net).
Fruto do conhecimento tradicional acumulado pelos habitantes da aldeia, surgiu a ideia de transmitir esse conhecimento às crianças e à sociedade em geral. 
Na Aldeia Pedagógica de Portela, as “mestres” ensinam a fazer pão, deliciosas compotas, recolher ervas e chás, conhecer o ciclo do ferro, visitar a horta e a capoeira.
O fotógrafo António Sá (www.antoniosa.com) aceitou o desafio de realizar um workshop de fotografia digital para as “mestres” da Aldeia Pedagógica de Portela. Com idades compreendidas entre os 58 e os 85 anos, sem qualquer contacto anterior com máquinas fotográficas da era digital, o desafio proposto às nossas “mestres” foi extraordinário. 
A cada uma foi cedida uma máquina digital e, após o workshop, fotografaram as suas paisagens, memórias e vivências, durante 15 dias.
Um olhar diferente, mais sereno e com anos de experiências, captou as 19 imagens que compõem uma exposição que esteve na Fundação Calouste Gulbenkian e que está patente na Biblioteca Municipal de Bragança até final do mês. 
No passado dia 14 de Março, as “mestres” foram, pela primeira vez, ver o resultado das suas fotografias. Acompanhadas pelo fotógrafo António Sá, foi com enorme alegria, emoção e orgulho que viram as suas fotografias expostas na Biblioteca Municipal de Bragança.
"O Nosso Olhar" mostra-nos uma realidade que une gerações, uma realidade sentida e vivida por habitantes que agora, e pela primeira vez, partilham o seu espaço e quotidiano através da fotografia.


in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário