Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
terça-feira, 20 de março de 2012
Portela – Bragança - Fotografia na Aldeia Pedagógica
A Azimute foi seleccionada e premiada pelo Programa Entregerações da Fundação Calouste Gulbenkian, com o Projecto da Aldeia Pedagógica de Portela (www.aldeiapedagogica.net).
Fruto do conhecimento tradicional acumulado pelos habitantes da aldeia, surgiu a ideia de transmitir esse conhecimento às crianças e à sociedade em geral.
Na Aldeia Pedagógica de Portela, as “mestres” ensinam a fazer pão, deliciosas compotas, recolher ervas e chás, conhecer o ciclo do ferro, visitar a horta e a capoeira.
O fotógrafo António Sá (www.antoniosa.com) aceitou o desafio de realizar um workshop de fotografia digital para as “mestres” da Aldeia Pedagógica de Portela. Com idades compreendidas entre os 58 e os 85 anos, sem qualquer contacto anterior com máquinas fotográficas da era digital, o desafio proposto às nossas “mestres” foi extraordinário.
A cada uma foi cedida uma máquina digital e, após o workshop, fotografaram as suas paisagens, memórias e vivências, durante 15 dias.
Um olhar diferente, mais sereno e com anos de experiências, captou as 19 imagens que compõem uma exposição que esteve na Fundação Calouste Gulbenkian e que está patente na Biblioteca Municipal de Bragança até final do mês.
No passado dia 14 de Março, as “mestres” foram, pela primeira vez, ver o resultado das suas fotografias. Acompanhadas pelo fotógrafo António Sá, foi com enorme alegria, emoção e orgulho que viram as suas fotografias expostas na Biblioteca Municipal de Bragança.
"O Nosso Olhar" mostra-nos uma realidade que une gerações, uma realidade sentida e vivida por habitantes que agora, e pela primeira vez, partilham o seu espaço e quotidiano através da fotografia.
in:jornalnordeste.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário