quinta-feira, 1 de março de 2012

Famílias alojadas em bairro social remodelado


Quatro famílias de Bragança receberam hoje a chave das novas habitações no bairro social da Mãe d`Água. A autarquia está a remodelar os 124 fogos sociais neste bairro da cidade. 
O presidente da Câmara de Bragança realça que o investimento ronda os 612 mil euros. Jorge Nunes lembra que esta intervenção vai diminuir a factura da electricidade das famílias carenciadas que vivem no bairro.“Fizemos uma reabilitação completa no interior, mas também está a decorrer a beneficiação do exterior no âmbito de uma empreitada que envolve obras em 124 fogos sociais. As obras envolvem a beneficiação energética, caixilharias, pinturas, beneficiação de espaços comuns, colocação de coberturas térmicas, tendo em vista melhorar o conforto habitacional e reduzir a factura da energia das pessoas ao final do mês”, salienta o edil. O número de famílias a pedir ajuda à autarquia tem vindo a aumentar. 
Jorge Nunes afirma que durante este ano está prevista a entrega de mais 10 habitações sociais.“Há cerca de 200 famílias que estão inscritas, sendo que não existem condições habitacionais muito degradadas. 
O problema está na perda de rendimento das famílias que os impossibilita de suportar as rendas em regime privado, na sequencia do desemprego”, constata Jorge Nunes.Este é o drama vivido por Aurora Rocha e Fernando Carvalho. Este casal tem três filhos, estão os dois desempregados e já não tinham dinheiro para pagar a renda da casa. Receberam hoje a chave da casa nova no bairro da Mãe d`Água.“Fiquei muito contente. Já há muito tempo que estava à espera dela e finalmente chegou o dia”, afirma Fernando Carvalho.“A gente sempre cria aquela expectativa de dar uma vida melhor aos nossos filhos, só que os encargos eram tantos e já não conseguíamos suportar. Isto é um alívio, porque já não estávamos a conseguir pagar os 300 euros de renda. Ou pagávamos renda ou dávamos de comer aos nossos filhos e optamos por dar-lhes de comer”, desabafa Aurora Rocha.
O valor da renda nas habitações sociais entregues hoje varia entre os cinco e os 20 euros.


Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário