Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

MIRANDA DO DOURO: ORDENADOS DOIS DIÁCONOS NA SÉ NUMA CERIMÓNIA QUE NÃO ACONTECIA HÁ 230 ANOS

A Sé de Miranda Douro acolheu a ordenação de dois novos diáconos numa cerimónia que não se realizava há cerca de 230 anos na cidade que já foi sede da diocese Bragança-Miranda.
O bispo diocesano José Cordeiro que presidiu às ordenações destacou que "o momento é particularmente simbólico", já que decorreu no local que viu nascer a diocese a 22 maio de 1545.
"A ordenação dos novos diáconos significa uma hora de esperança, havendo assim jovens que continuam a responder aos apelos da Igreja e da religião", disse o prelado, que é mais novo bispo em Portugal.
A diocese nordestina nasceu em Miranda do Douro há 468 anos, mas desde que a sede foi transferida para Bragança nunca mais houve ordenações naquele espaço, agora denominado de Concatedral.
"A diocese está a viver o Ano da Vocação pelo que estas ordenações têm um significado muito importante, numa esperança de fé e comunhão que se reabre na região do nordeste transmontano", enfatizou José Cordeiro.
No decurso da homilia, o bispo relembrou palavras atribuídas a Nelson Mandela ao utilizar uma frase atribuída ao carismático líder sul-africano: "tu não és amado porque és bom. Tu és bom porque és amado", destacando que é preciso "criar laços para que a vida tenha mais sentido".
Tiago Alves, 23 anos, um dos diáconos hoje ordenado disse que este dia é um "marco de vida" especialmente "quando se é natural daquela cidade que já foi sede de diocese".
Manuel Rodrigues, 25 anos, o outro diácono ordenado frisou que a celebração destas ordenações "é um dia importante para a Diocese já que demonstra igualdade entre Bragança e Miranda do Douro no espaço diocesano".
Segundo os investigadores, em 1780, o Papa Pio VI reuniu as dioceses de Bragança e Miranda numa só, com sede em Bragança.
A Diocese de Bragança-Miranda é das menos populosas, com 136.500 habitantes, mas a maior do norte do país em território, com 326 paróquias e 434 comunidades e conta com apenas 60 sacerdotes.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário