Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 3 de agosto de 2014

Francisco riu-se e depois estendeu um copo de leite cru


As manhãs são especiais em Miranda do Douro. O Douro nas arribas, o verde das vinhas nos montes, as azinheiras centenárias a rebentar das rochas. Arrancámos o dia a conhecer as várias aldeias da região: Miranda, Picote, Bemposta, Duas Igrejas. Uma zona conhecida pelas danças dos Pauliteiros de Miranda, por ainda haver quem fale o mirandês e que tem dado cartas na produção de vinho, azeite e cortiça.

Em Duas Igrejas acabámos por entrar numa vacaria que avistámos da estrada. Fomos bem recebidos pelo Francisco, um rapaz de 31 anos responsável por aquelas vacas leiteiras (cerca de 200) que produzem 110 toneladas de leite por mês usados para a produção de queijo. Como eu tinha comido pouco ao pequeno almoço, e estava curioso por conhecer o sabor puro do leite de vaca, sem tratamento, perguntei-lhe se podia experimentar. Francisco riu-se e estendeu-me um copo cheio de "leite cru". O Tiago pediu-me para eu experimentar a bebida frente à câmara e para descrever o sabor no momento da prova. Claro está que estava na mira de uma careta ou esgar de nojo. Receei poder fazê-lo. Mas o conteúdo do copo surpreendeu-me.

Mal acabo de o beber, Francisco comenta: "Há pessoas que se sentem mal por beberem leite directo do animal, porque pode mexer com a barriga. E não sei se sabe, mas um copo cheio desses é tão nutritivo que equivale a uma posta mirandesa. Já não almoça". Certo. A verdade é que almocei (erro) e fiquei com tal barrigada que durou até de madrugada... (rimei)

Sem comentários:

Enviar um comentário