quarta-feira, 19 de novembro de 2014

CM Alfândega da Fé - Primeira edição do Orçamento Participativo Sénior contempla espaço de convívio e lazer

Já é conhecido o projeto vencedor da primeira edição do Orçamento Participativo Sénior de Alfândega da Fé. A proposta vencedora vai contemplar a localidade de Castelo, mais concretamente a escola primária, através da realização de uma intervenção que vai permitir melhorar as condições oferecidas aos/às seniores.

A ideia partiu de um grupo de seniores da localidade, que já utiliza o espaço para a prática de actividades de ocupação de tempos livres, como informática, educação física. O edifício é também utilizado para a realização de sessões de fisioterapia.Trata-se de actividades integradas num projeto mais amplo, desenvolvido pela Câmara Municipal e Liga de Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé em todo o concelho e que tem como principal objetivo contribuir para o envelhecimento ativo da população, ao mesmo tempo que se combate o isolamento e solidão. A criação de melhores condições nas infraestruturas que servem de apoio a este programa é entendida como uma forma de potenciar os resultados pretendidos. 

Numa localidade cuja maioria dos/as habitantes são idosos/as o projeto vencedor do orçamento participativo sénior pode fazer toda a diferença. A ideia passa por requalificar a zona exterior da antiga escola e construir uma cobertura que permita que o espaço seja utilizado durante todo o ano. Uma maneira de proporcionar aos/às seniores um espaço de convívio e lazer aprazível e funcional e satisfazer uma das necessidades sentidas por quem, já regularmente, o utilizava. Isso mesmo pode ser constatado pelos elementos do Conselho Municipal Sénior, que antes de escolherem a proposta vencedora visitaram os locais e conheceram no terreno as necessidades e expectativas. Para além da ideia do Castelo, foram apresentadas mais duas propostas. Todas elas tinham em comum intervenções em espaços de convívio e lazer para servir a população mais idosa. 

A proposta dos/as habitantes do Castelo vai agora ser incluída no Orçamento Municipal para 2015, tendo uma dotação máxima de 10 mil euros. 

Recorde-se que o Orçamento Participativo Sénior surgiu da vontade de potenciar o exercício de uma cidadania participativa, activa e responsável de forma a reforçar a credibilidade das instituições e a qualidade da própria democracia, incentivando a interacção entre eleitos/as, técnicos/as municipais e os/as seniores na procura de soluções para melhorar a qualidade de vida no concelho.

Nota de imprensa CM Alfândega da Fé

Sem comentários:

Enviar um comentário