quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Fernando Calado apresentou "E já não havia rosas" em Alfândega da Fé

A Câmara Municipal de Alfândega a Fé continua a sua política de divulgação dos autores/as transmontanos/as, com o lançamento e apresentação dos livros e escritores/as da região. Uma forma de promover o contacto dos munícipes com escritores/as de Trás-os-Montes e levá-los/las a descobrir a “cara por trás do livro”.

Isso mesmo foi referido pela Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Berta Nunes, durante a sessão de apresentação da obra “E já não havia rosas”, de Fernando Calado. Na altura, a autarca salientou também a importância destas iniciativas no campo do incentivo à leitura e do desenvolvimento cultural. Um trabalho que tem vindo a ser feito através da Biblioteca Municipal de Alfândega a Fé, que desta feita promoveu o encontro de Fernando Calado com alunos/as do 10º ano do Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé. A sessão contou com a leitura de alguns excertos da obra realizada pelos/as alunos/as. 

“E já não havia rosas” é a última publicação da autoria de Fernando Calado .“É um livro de ficção, memórias, afetos e amizade”. O autor confessa que não o sabe classificar “é uma história, quase poemas, emoções e saudades, quase como o saco do pobre da minha infância onde cabia quase tudo.”, mas sempre vai dizendo que “este livro nasceu, à beira duma psicanálise necessária, de racionalizar emoções, de lavar lutos e de novo poder acreditar (…)”. O livro proporciona-nos também uma viagem por todo o nordeste transmontano. 

Fernando Calado é natural de Milhão, Bragança. Licenciado em Filosofia foi Professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança. Publicou vários artigos de opinião e literários em Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.

Nota de Imprensa CM Alfândega da Fé

Sem comentários:

Enviar um comentário