Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Pedidos de ajuda relacionados com a saúde mental aumentam na Associação Entre Famílias

Os pedidos de ajuda relacionados com a saúde mental têm aumentado junto da Associação Entre Famílias. O tema esteve em análise no passado sábado na IV Jornada Sobre a Família, organizada por esta associação.
O presidente, Francisco Alves, mostra-se preocupado com o facto de quase todos os dias, a associação ser procurada por pessoas com este tipo de problemas. “O objectivo era sensibilizar a comunidade para esta realidade tão premente. Nós estamos a constatar, praticamente todos os dias, de que há muita gente que é afectada já à entrada na associação, de alguma perturbação mental. 
Mas a situação vai-se agravando, até que tem que haver uma intervenção no próprio domicílio”, constata o responsável. 
Para conseguir dar resposta a estes pedidos de ajuda, Francisco Alves considera essencial alargar o quadro técnico da associação e criar um Centro de Apoio à Vida, que só será possível com a mudança para a nova sede. “Precisamos de um quadro técnico mais alargado porque, embora tenhamos já um parecer para o Centro de Apoio à Vida (CAV), ainda não pode funcionar porque as actuais instalações da associação não o permitem”, frisa Francisco Alves. 
As obras do edifício que Associação Entre Famílias irá ocupar na Rua da Estação, em Bragança, representam um custo de cerca de 200 mil euros. Para concluir as obras ainda faltam cerca de 160 mil euros. A obra conta com apoio do Município de Bragança que prevê que possa ser inaugurada no próximo mês de Junho. 
Na IV Jornada sobre a Família, o bispo da diocese Bragança-Miranda, D. José Cordeiro frisou que a diocese se vai empenhar para criar grupos interdisciplinares para poder ajudar as pessoas com problemas de saúde mental, em todas as unidades pastorais da diocese.“ É nosso desejo criar grupos interdisciplinares, onde esteja um padre, um médico, um psicólogo, um psiquiatra, um assistente social, dos vários dinamismos e consoante as necessidades, para que esta ajuda seja mais qualificada. Queremos estar ao serviço de todos e de um modo especial ao serviço dos mais pobres e mais carenciados e fazer isto a título gratuito, como já o fazemos à quinta-feira de manhã na igreja de Nossa Senhora das Graças”, revela o bispo diocesano. 
A Associação Entre Famílias reuniu vários profissionais de saúde em torno do tema “Saúde mental e Cuidadores”. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário