Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Torre de Moncorvo // No Carmelo vive-se entre o silêncio e a contemplação

O dia começa bem cedo no Carmelo da Sagrada Família de Torre de Moncorvo. Seja Verão ou Inverno, dia de sol ou de tempestade, pontualmente, pelas 6h00, as 17 irmãs e as duas irmãs terceiras, que ali vivem em reclusão, dão início a mais uma jornada.
A regra da congregação manda meditar dia e noite na lei do Senhor. Ainda que sejam monjas contemplativas e que a maior parte do dia seja dedicada à oração, são elas que cuidam do jardim e da horta. 
Para facilitar as tarefas agrícolas dispõem de um trator, que uma das irmãs conduz com destreza. Mantém ainda um intenso trabalho de primorosos lavores, bordando a ouro paramentos, mantos, estandartes e outros artigos religiosos, dando vazão a encomendas de todo o país.  
As monjas vivem do seu trabalho. "Temos muito o que fazer e várias encomendas. Estamos sempre muito ocupadas, por vezes temos de fazer serão para terminar os trabalhos que nos são solicitados", explicou a madre superior, a irmã Maria da Imaculada Conceição, natural de Vila Nova de Foz Côa.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário