terça-feira, 14 de abril de 2015

ULS do Nordeste integra projecto para reduzir infecções

Unidades Hospitalares do distrito de Bragança têm elevadas taxas de prevalência de infecções associadas a dispositivos médicos
A Unidade Local de Saúde do Nordeste integra um projecto da Fundação Gulbenkian para reduzir as infecções hospitalares, tendo sido escolhida entre mais de 30 candidaturas. As infecções associadas a cuidados de saúde têm uma taxa elevada de prevalência a nível nacional e as unidades hospitalares do distrito de Bragança não fogem à regra.
Por isso, este projecto prevê a criação de linhas de financiamento para a redução das infecções relacionadas a cuidados de saúde. “O plano é uma redução da taxa de infecção a três anos numa média de 50 por cento e a ULS do Nordeste vai ter então mais recursos e vai ser dotada das linhas de financiamento que vão ser criadas com o objectivo de reduzir as taxas de infecção hospitalar”, enaltece a coordenadora do Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infecção e Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA).
Para isso, vão ser implementadas medidas nos serviços hospitalares da região, muitas delas só possíveis com os recursos financeiros disponibilizados pela Fundação Gulbenkian. “Esperamos que com mais recursos humanos, com mais formação alguma alteração de infra-estruturas possamos reduzir as taxas de infecção nas nossas instituições”, realça a coordenadora do PPCIRA.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário