segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Consumidores aprendem a reconhecer qualidade do azeite

Em Mirandela, terminou este domingo o Festival de Sabores do Azeite Novo. Ao longo da última semana foram várias as iniciativas que deram a conhecer o produto da última colheita e contribuíram para a sua promoção.
Uma delas foi o curso de aperfeiçoamento de provas de azeite que contou com mais de 50 participantes. Há quem queira aperfeiçoar os seus conhecimentos e outros que procuram aprender as bases sobre a capacidade de melhor apreciar o azeite.
Maria Fernanda, de 65 anos, mora em Paris e numa vinda à região decidiu participar no curso porque queria “ter uma visão do que é feito actualmente e do processo do azeite virgem. Interessa-me muito o tema do azeite e gostaria de ter uma loja em Paris com produtos ligados ao azeite”. 
De acordo com o investigador da Escola Superior agrária e formador deste curso, Nuno Rodrigues, a análise sensorial do azeite é o que se pretende apurar, através de várias técnicas. “Tentamos voltar às bases e relembrar quais os atributos positivos e negativos do azeite. Tentamos aperfeiçoar a prova do azeite, fizemos uma pequena brincadeira com diferentes sabores básicos para avaliar até que ponto as pessoas têm determinada sensibilidade”, frisou o formador. 
Evitar ser enganados é um dos objectivos dos consumidores cada vez mais exigentes. “Hoje em dia o cada vez mais o consumidor está mais exigente, e como há também cada vez mais fraudes as pessoas procuram saber uma pouco mais sobre o tema”, refere. 
O festival do azeite novo decorreu em Mirandela entre os dias 16 e 24 de Janeiro. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário