Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Consumidores aprendem a reconhecer qualidade do azeite

Em Mirandela, terminou este domingo o Festival de Sabores do Azeite Novo. Ao longo da última semana foram várias as iniciativas que deram a conhecer o produto da última colheita e contribuíram para a sua promoção.
Uma delas foi o curso de aperfeiçoamento de provas de azeite que contou com mais de 50 participantes. Há quem queira aperfeiçoar os seus conhecimentos e outros que procuram aprender as bases sobre a capacidade de melhor apreciar o azeite.
Maria Fernanda, de 65 anos, mora em Paris e numa vinda à região decidiu participar no curso porque queria “ter uma visão do que é feito actualmente e do processo do azeite virgem. Interessa-me muito o tema do azeite e gostaria de ter uma loja em Paris com produtos ligados ao azeite”. 
De acordo com o investigador da Escola Superior agrária e formador deste curso, Nuno Rodrigues, a análise sensorial do azeite é o que se pretende apurar, através de várias técnicas. “Tentamos voltar às bases e relembrar quais os atributos positivos e negativos do azeite. Tentamos aperfeiçoar a prova do azeite, fizemos uma pequena brincadeira com diferentes sabores básicos para avaliar até que ponto as pessoas têm determinada sensibilidade”, frisou o formador. 
Evitar ser enganados é um dos objectivos dos consumidores cada vez mais exigentes. “Hoje em dia o cada vez mais o consumidor está mais exigente, e como há também cada vez mais fraudes as pessoas procuram saber uma pouco mais sobre o tema”, refere. 
O festival do azeite novo decorreu em Mirandela entre os dias 16 e 24 de Janeiro. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário