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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Troço ferroviário do Douro Internacional entre Fregeneda e Barca D’Alva vai ser recuperado

O Conselho Provincial de Salamanca, liderado por Javier Iglesias, anunciou na 36ª edição da Feira Internacional de Turismo (FITUR), que terminou no passado domingo em Madrid, a intenção de aquele organismo da administração regional espanhola apresentar um projecto de recuperação do troço ferroviário entre Fregeneda e Barca D’Alva para exploração turística.

Segundo Javier Iglesias, que já tem o apoio do director regional de turismo de Castilla y León, Javier Ramírez, este será um projecto com um enorme impacto para a província espanhola que extrema com os territórios trasnfronteiriços de Vila Nova de Foz-Côa e Figueira de Castelo Rodrigo.

Segundo a proposta orçamental apresentada pelos dois organismos espanhóis, a recuperação deste troço de caminho-de-ferro custará cerca de 800.000 euros.

Javier Iglesias, citado pelo jornal Noticias de Castilla y Leon, disse que este é “um compromisso firme das entidades locais para recuperar essa grande obra de engenharia civil do século XIX, como um meio para revitalizar a região e ajudar a gerar projetos capazes de terem repercussão económica junto das populações locais”.

O projeto prevê a recuperação dos 17 km do famoso troço ferroviário que possui 10 pontes e 20 túneis, de forma a criar um percurso susceptível de ser desfrutado de forma lúdica e gerar uma experiência única num ambiente marcado pela pacatez e pela excelência da paisagem. 

Um activo movimento de cidadãos, de que se destaca a associação Tod@via , tem vindo nos últimos tempos a reivindicar a recuperação deste troço ferroviário e todo o património a ele associado, como, por exemplo, a imponente estação de Barca D’Alva que entrou num processo de decadência e ruína que tem indignado os movimentos que pugnam pela defesa, valorização e recuperação do património ferroviário. 

A concretizar-se, este projecto poderá dar complementaridade aos programas turísticos dos navios de cruzeiro que sobem o rio Douro e gerar uma nova mais valia económica para estes territórios de baixa densidade. 

O troço internacional da Linha do Douro entre Fregeneda e Barca D’Alva encontra-se encerrado desde a década de 80 do Séc. XX, não tendo tido desde aí qualquer tipo de manutenção.

in:noticiasdonordeste.pt

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