Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Município de Miranda do Douro quer reactivar Posto Zootécnico de Malhadas

O Município de Miranda do Douro está a trabalhar num projecto de recuperação do Posto Zootécnico de Malhadas, que prevê a criação de um Centro de Investigação.
O processo começou há 5 anos, e a autarquia conseguiu recentemente reverter a posse dos terrenos, nos quais se situam os edifícios do posto zootécnico e zona envolvente, com 50 hectares, e que estavam na posse do Estado.
O objectivo é promover a produção animal e a recuperação e valorização das raças autóctones, a partir de um espaço que estava votado à degradação desde o abandono da unidade por parte do Ministério da Agricultura, nos anos 90. “Pretende-se que a partir daqui se construa um grande centro de produção animal e a nível da raça temos de nos preparar para o melhoramento das raças e queremos ter aqui os melhores animais”, salientou Artur Nunes, presidente do Município de Miranda do Douro. 
O município e os parceiros neste projecto vão preparar candidaturas a fundos comunitários, prevendo-se um investimento faseado ao longo de uma década. 
O presidente da Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa, Arlindo Formariz, espera que o projecto siga a linha estratégica do antigo Posto Zootécnico, “reconhecendo o trabalho que foi desenvolvido para a valorização da raça”. 
O projecto de recuperação do posto zootécnico de Malhadas envolve as associações de criadores de bovinos de raça Mirandesa e de Ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa, a CAP, a Cooperativa Agrícola de Palaçoulo, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Instituto Politécnico de Bragança. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário