sábado, 23 de janeiro de 2016

Diocese de Bragança-Miranda encaminha "renúncia quaresmal" para Casa Pastoral e mais carenciados

A diocese de Bragança-Miranda propôs este ano que parte do resultado da renúncia quaresmal, ou seja o contributo dos fiéis em alguns domingos durante esta época, seja aplicada nas obras da Casa Pastoral, no Seminário de São José em Bragança.
A requalificação e ampliação do edifício central do seminário terá um custo global de cerca de 1 milhão e 300 mil euros e ainda não há uma previsão para o início da obra.
O Bispo diocesano D. José Cordeiro explicou que esta casa pastoral terá como objectivo transformar este “num local de formação inicial e permanente do clero e de leigos. Está pensada para ter um auditório, uma biblioteca, salas de formação, residência para os padres doentes e jubilados, e por isso é uma casa pastoral aberta a todos”.
Outra das causas que vai beneficiar das esmolas quaresmais é nacional: o fundo social solidário, da responsabilidade da conferência episcopal portuguesa, e que apoia os mais carenciados. 
Mas para as obras no seminário, outras estruturas físicas da diocese serão rentabilizados, de forma a serem angariados fundos para a obra se iniciar. 
É o caso do seminário de Vinhais e da Casa Pastoral de Cabeça Boa, em Samil, no concelho de Bragança. “Contamos com aquilo que a diocese tem ao seu dispor para convergir na multiplicidade de estruturas físicas que tem, não temos capacidade de resposta para elas, como o Seminário de Vinhais, do qual está a ser preparado o caderno de encargos para o arrendamento do edifício, e a antiga Casa do Clero no Monte do Divino Senhor de Cabeça Boa, que está à venda”, frisou. 
Declarações do Bispo da Diocese Bragança Miranda, D. José Cordeiro, no encontro anual com a comunicação social, que decorreu na manhã desta sexta-feira, no Seminário de S. José. 
O encontro anual serviu para assinalar o dia de S. Francisco de Sales, padroeiro dos profissionais de comunicação social, a 24 de Janeiro, e teve, este ano, como tema “A comunicação e a misericórdia”. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário