sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Macedo com lotação esgotada para Feira da Caça e Entrudo Chocalheiro

O concelho de Macedo de Cavaleiros já tem lotação esgotada na hotelaria, devido aos eventos que tem agendados para o final deste mês e início do próximo.
Segundo o Município, as 630 camas disponíveis no concelho estão esgotadas, estando, nesta altura, os visitantes a reservar alojamento nos concelhos vizinhos, principalmente no de Mirandela e Bragança. 
Esta é uma das alturas do ano em que o concelho recebe mais turistas. No último fim-de-semana do mês, decorre a 20ª edição da Feira da Caça e do Turismo, em simultâneo com a Rota gastronómica do Javali, nos restaurantes aderentes.
Este ano, o Carnaval é cedo e, por isso, no próximo mês, espera-se o aumento do número de turistas com o Entrudo Chocalheiro, que decorre de 6 a 9 de Fevereiro e é acompanhado, na gastronomia, pelo Festival do Grelo. Motivos mais do que suficientes para a autarquia acreditar que Macedo de Cavaleiros vai ter um grande número de visitantes nestes dias. 
Para aproveitar ao máximo as potencialidades destas iniciativas, o Município está a apostar numa forte divulgação das mesmas. Já amanhã, a cidade invicta é a escolhida para divulgar aquilo que de melhor o concelho de Macedo de Cavaleiros tem para oferecer, como explica o vereador da cultura, Rui Costa. “Este sábado à tarde, iremos estar, com a presença dos animados, coloridos e barulhentos Caretos de Podence, na rua de Santa Catarina. Vamos ter degustação de produtos nossos numa empresa de produtos regionais aí sedeada. Vamos divulgando e convidando a visitar o território de Macedo de Cavaleiros, nos dois fins-de-semana seguintes”, refere. 
Numa altura em que são cada vez mais os certames e festivais promovidos pelos municípios da região transmontana, a autarquia macedense defende que a Feira da Caça e do Turismo e o Entrudo Chocalheiro têm características que fazem a diferença e merecem a visita dos turistas. 
No caso da Feira da Caça, a sua tradição faz com que se imponha perante outros certames subordinados ao mesmo tema, argumenta o vereador. “Esta feira é a festa rainha da caça na nossa região e não só, e uma das mais emblemáticas até do país. 
Os dois componentes da caça e turismo juntos fazem com que se diferencie dos restantes certames”, considera o vereador. Há 12 anos que a promoção do turismo se associou à feira da Caça. 
Mais antiga do que esta feira é a Festa dos Caçadores do Norte, que se realiza em simultâneo e vai já na 22ª edição. 
Além da promoção da gastronomia e turismo, a Feira da Caça, que decorre de 28 a 31 de Janeiro, tem actividades únicas como a Copa Ibérica de Cetraria, a prova de Santo Huberto, entre várias actividades cinegéticas e desportivas. No que à secção da caça diz respeito, este ano a novidade é a realização de “Provas de Trabalho de Cães de Coelho”. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário