O Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros participou, esta segunda-feira, no colóquio organizado pela Cooperativa Agrícola e Confagri, realizado no Centro Cultural.
Na intervenção final da tarde, Duarte Moreno defendeu uma proteção maior do Estado aos agricultores e um esforço dos “governantes em garantir que os pagamentos à fileira se façam em calendários mais curtos e que se reduzam ao máximo as devoluções a Bruxelas dos apoios acordados para a Agricultura.”
Lamentando ter “sido preciso chegar a uma situação económica como a verificada em 2011, para os governantes perceberem que o país não conseguiria sobreviver sem uma agricultura forte”, o autarca defendeu o reforço dos apoios aos jovens agricultores, com os prémios à primeira instalação e os pagamentos por hectare e “incentivado o empreendedorismo no mundo rural, com novas formas de financiamento, o acesso ao Banco de Terras e a profissionalização dos mecanismos de comercialização, por exemplo”.
Perante uma plateia de agricultores, responsáveis de gabinetes agrícolas e membros de cooperativas olivícolas de todo o país, Duarte Moreno reafirmou que “a valorização da atividade agrícola é contribuir decisivamente para o desenvolvimento de territórios como o do concelho de Macedo de Cavaleiros”, reforçando a necessidade de fomento “das estratégias de parceria, também com as Câmaras Municipais, mas sobretudo com o incremento cooperativo, numa lógica de que todos juntos somos mais fortes”.
O colóquio, centrado na sensibilização para a prevenção de riscos profissionais em máquinas e equipamentos de trabalho e nos apoios no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural, foi seguido do encontro de cooperativas agrícolas, centrada na informação, pela GNR, sobre a fiscalização de lagares de azeite.
NI-Nélio Pimentel
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário