Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Programa de bolsas de estudo nos Estados Unidos apresentado, pela primeira vez, no IPB

A Comissão Fulbright está à procura de estudantes, professores e investigadores do Instituto Politécnico de Bragança que se queiram candidatar a bolsas de estudo nos Estados Unidos da América.
O Programa Fulbright, promove o intercâmbio educacional e cultural entre os Estados Unidos e Portugal desde 1960, altura em que foi assinado um acordo diplomático entre os governos dos dois países, nesse sentido.

Em Bragança, o Fulbright foi apresentado, pela primeira vez, esta terça-feira.   

A directora executiva da Comissão Fulbright em Portugal, Otília Reis, explica que objectivo desta sessão foi dar a conhecer as potencialidades do programa. “Viemos apresentar as oportunidades do Programa Fullbright e incentivar o Instituto Politécnico de Bragança a canalizar estudantes, professores e investigadores para este programa. Gostaríamos também que esta instituição acolhesse est6udantes americanos, no âmbito destes intercâmbios”, explicou.

Os candidatos podem concorrer a bolsas vocacionadas para investigadores ou estudantes de licenciaturas, mestrados ou doutoramentos.Só serão admitidos candidatos que se “distingam pelo seu percurso académico”, com uma média superior a 14 valores.

Quem já participou no programa garante que vale a pena e, por isso, quis partilhar a sua experiência com a comunidade do IPB.

Foi o caso de Pilar Abreu Lima, investigadora da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. A jovem, de 32 anos, natural de Mirandela, participou num projecto de investigação, durante 10 meses na Universidade do Arizona.

A investigadora considera que esta foi uma experiência única. “Foi uma experiência muito enriquecedora, multicultural e uma oportunidade única de poder estar presente num pais com uma escala tão diferente da nossa e que traz mais valias a nível da nossa formação académica, mas também enriquecimento pessoal”, referiu a investigadora.  

Este ano lectivo, o programa Fulbright vai disponibilizar 40 bolsas de estudos para estudantes e investigadores portugueses e outras 40 para americanos.

Depois de Bragança, o programa foi ontem apresentado no Instituto Politécnico da Guarda e vai agora percorrer outras instituições de ensino superior do país. 

Escrito por Brigantia
Sara Geraldes

Sem comentários:

Enviar um comentário