O município de Vimioso anunciou hoje que não vai abdicar dos cinco por cento de IRS pago no concelho a que tem direito, que ronda os 100 mil euros anuais, que serão canalizados para a ação social.
"Continuamos a acreditar que esta verba, que é benefício do município, toda ela será alocada, exclusivamente, a ação social e aos munícipes que mais dificuldades apresentam", disse à Lusa, o presidente da câmara, Jorge Fidalgo.
Para o autarca social-democrata, esta verba tem de ser aplicada na educação, na área da saúde ou nos apoios à terceira idade.
"Não tendo a autarquia grandes receitas, a devolução do IRS aos munícipes só iria beneficiar as famílias com mais rendimentos. Assim, pretendemos, com essa verba, ajudar os mais vulneráveis", justificou o autarca.
Os municípios têm direito à chamada Participação Variável no IRS (Imposto sobre o Rendimento Singular), num valor correspondente a cinco por cento do imposto pago no respetivo concelho, que, segundo a lei, podem devolver no todo ou numa percentagem aos respetivos contribuintes.
A Câmara de Vimioso, no distrito de Bragança, nunca abdicou da verba de cinco por cento de IRS a que tem direito, para o canalizar para as famílias e pessoas mais carenciadas.
"As pessoas preferem que lhes seja pago pelo município aquilo que gastam em livros, ou na vacinação das crianças, a que lhe seja devolvido o IRS, porque o que fazemos tem mais impacto económico nos agregados familiares", concluiu o autarca.
Esta medida foi aprovada por "unanimidade" na última reunião da Assembleia Municipal de Vimioso de 2017, referiu.
Agência Lusa
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário