Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 5 de março de 2018

Bragança destacou Rio de Onor na BTL

Bragança voltou a marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o maior certame turístico do país, e – entre a apresentação dos grandes atrativos da região – destacou Rio de Onor, distinguida com o título de “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”.
O Município de Bragança, em parceria com a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, marcou presença esta quinta-feira, dia 1 de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa, que está a decorrer até 4 de março na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.

Para divulgar o que de melhor há na região, o Município de Bragança apresentou três momentos, para que se conhecesse mais particularidades dessa terra tão típica, nomeadamente no que toca à cultura, às tradições e à gastronomia, bem como sobre determinados eventos programados para 2018.

Tempo de Conhecer Rio de Onor – “7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias” 
Entre as 15h e as 17h, foi tempo de conhecer Rio de Onor, distinguida com o título de “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”. A entreajuda, a agricultura e a pastorícia comunitária, a partilha de terrenos, de rebanhos e de moinhos são também destaques da região.

Rio de Onor partilha o seu território com a idêntica aldeia Rihonor de Castilla, situada do outro lado da fronteira. O convívio entre as duas aldeias trouxe aos seus habitantes um dialeto muito próprio, o rionorês. A aldeia tem uma arquitetura típica com casas tradicionais de xisto, com varandas alpendradas e cobertura de lousa.

Tempo de saborear
Entre as 15h30 e as 17h30 também foi tempo de saborear, até porque Bragança, diz-se, é sinónimo de boa gastronomia. Primeiro, o Butelo e as Casulas, um prato típico, em especial nesta época do ano, confeccionado pelo Chef transmontano Marco Gomes, com nome firmado na lista dos mestres da gastronomia e embaixador da Confraria do Butelo e da Casula.

Depois, porque Bragança é também um dos maiores concelhos produtores de castanha a nível nacional e sendo o fruto capsular considerado produto talismã da região, houve espaço para dar a conhecer o doce “Ouriços de Castanha” e a “pasta de Castanha”, ambos da autoria do Chef Eurico de Castro. E, por fim, um tradicional fumeiro de Bragança, com degustação de enchidos e pão transmontano, acompanhados de um vinho bracarense.

Tempo de desfrutar – Apresentação de eventos turísticos 
A diversificada oferta cultural e os eventos programados para este ano também foram promovidos como bom motivo para fugir à rotina e desfrutar de uns dias de lazer. Por exemplo, a Feira das Cantarinhas, evento de origem medieval, está programado para o primeiro fim de semana de maio e terá como principal atração a venda das cantarinhas de barro, objeto que outrora foi usado pelos trabalhadores para levarem a água fresca para os os campos e estão, ainda hoje, associadas à ideia de darem sorte a quem as receber.

Outro evento a não perder em Bragança é, como foi anunciado, a prova de ciclismo “Bragança Granfondo”, um projeto vencedor do Orçamento Participativo, que reuniu, em 2017, mais de 1500 ciclistas oriundos de diferentes locais do país e de Espanha, dando a conhecer uma região rica em património histórico e repleta de belezas naturais. Em 2018, o Município de Bragança renova o desafio aos ciclistas e fãs da modalidade para, no dia 15 de julho, participarem nesta prova desportiva e desfrutarem de paisagens únicas.

Em agosto, as ruas e ruelas de Bragança irão “vestir-se” a preceito para receberem a “Festa da História”, um evento com entrada livre e muitas atividades para todas as idades. «A visita ao Castelo de Bragança, um dos mais bem preservados de Portugal, é obrigatória», pode ler-se em comunicado.

No final do ano, em tempo de Natal e de magia, Bragança acolhe “Bragança Terra Natal e de Sonhos”. Para toda a família, com muitas surpresas e animação, este evento irá realizar-se durante todo o mês de dezembro.

Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, descreveu em comunicado a participação do Município na BTL como «uma oportunidade para dar a conhecer aos visitantes do certame uma amostra do que podem encontrar numa visita a Bragança e um claro convite a descobrir este território autêntico». Acrescentou ainda, para quem já conhece a região, «um convite a recordar e voltar porque, durante todo o ano, não faltam atividades culturais, desportivas, paisagens que se embelezam a cada mudança de estação e uma gastronomia à qual não se fica indiferente».

Raquel Dias da Silva
in:epicur.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário