Esta alteração da data tem como objetivo "captar mais visitantes e turistas promovendo-a também em Espanha, porque a feira está relativamente fechada" a uma das mais antigas feiras do concelho e, seguramente, a mais tradicional e conhecida.
O município e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Bragança (ACISB) decidiram a alterar a data habitual, a feira decorria nos dias 1, 2 e 3 de maio, na sequência do resultado de uma sondagem realizada, de 2 a 15 de maio, no website do município, nas redes sociais e em formato papel nas instalações daquela associação.
O inquérito foi apresentado também aos comerciantes, aos operadores do mercado municipal, no Balcão Único de Atendimento da câmara, nas Piscinas Municipais e na Biblioteca Municipal.
Segundo os dados facultados pela câmara foram recepcionadas 1458 respostas, das quais 61% respondeu Sim à alteração da data e 15% respondeu Não à alteração da data.
A Feira das Cantarinhas regressou ao centro histórico em 2014, pois durante alguns anos realizou-se à volta da câmara e do mercado municipal.
Glória Lopes
in:mdb.pt
NOTA DE IMPRENSA DA C.M.B.
Feira das Cantarinhas passa para primeiro fim de semana de maio
A tradicional Feira das Cantarinhas passa a realizar-se, já este ano, no primeiro fim de semana de maio.
A decisão do Município de Bragança e da ACISB surge na sequência dos resultados de uma auscultação, junto da população em geral e junto dos próprios feirantes e comerciantes, que votaram, maioritariamente, pela alteração da data de realização da Feira das Cantarinhas.
“Com esta mudança, pretendemos atrair mais pessoas a Bragança para a Feira das Cantarinhas que, quando se realizava a meio da semana, já não podiam vir. A partir de agora, e como vai decorrer sempre num fim de semana, os turistas e bragançanos que residam fora da região já podem organizar-se e vir à tradicional feira”, explicou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, durante uma conferência de imprensa de apresentação dos resultados da sondagem, acrescentando que “pretendemos, com isto, dinamizar a economia local, a cidade e o turismo, levando a que os comerciantes locais e os próprios feirantes vendam mais”.
Assim sendo, de forma a poder chegar a esta decisão, e após auscultar feirantes, operadores do mercado municipal e os comerciantes do centro urbano, que se mostraram, na sua maioria, de acordo com a alteração da data, de 2 a 15 de janeiro de 2018, o Município de Bragança e a ACISB promoveram uma sondagem no sentido de aferir a possibilidade de alteração da data de realização da Feira das Cantarinhas, colocada nos seguintes termos:
“O Município de Bragança e a ACISB pretendem dinamizar e potenciar a realização da Feira das Cantarinhas, que se realiza nos dias 1, 2 e 3 de maio, independentemente do dia de semana correspondente, tornando-a mais atrativa e capaz de uma maior dinamização do comércio. Tem-se verificado que, sempre que se realiza durante a semana (segunda a quinta-feira), o número de visitantes e munícipes que visita a Feira das Cantarinhas é menor do que quando se realiza de sexta a domingo.
Nesse sentido, acha que a Feira das Cantarinhas, em vez de se realizar nos dias 1, 2 e 3 de maio, passe a realizar-se sempre no primeiro fim de semana de maio (sexta, sábado e domingo)? Sim ou Não.”
A auscultação foi realizada e amplamente divulgada no website do Município de Bragança, nas redes sociais, tendo, ainda, sido disponibilizada em formato papel nas instalações da ACISB, aos comerciantes do centro urbano, aos feirantes, aos operadores do Mercado Municipal, no Balcão Único de Atendimento do Município de Bragança, nas Piscinas Municipais e na Biblioteca Municipal.
Foram, desta forma, rececionadas 1.458 respostas, sendo que 61% respondeu que sim e 39% que não. De salientar que, na sondagem realizada junto dos feirantes, operadores dos terrados e do Mercado Municipal, 85% respondeu que sim e apenas 15% respondeu que não.
Assim, numa perspetiva de reforço da atratividade, de captação de visitantes, de dinamização da economia local e promoção do turismo, de reforço do sentimento de pertença e participação da comunidade brigantina, residente em Bragança e noutras regiões do País, o Município de Bragança e a ACISB decidiram alterar, a partir do presente ano, a data de realização da Feira das Cantarinhas para a primeira sexta-feira, sábado e domingo de maio.
CM de Bragança
Sem comentários:
Enviar um comentário