Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 19 de março de 2018

Igreja de São Salvador de Ansiães : fachada e portada principal em ruínas

Pormenor do portal, composto por quatro arquivoltas de arco pleno sustentadas por capitéis. Pela sua ornamentação, é considerado um portal de exceção. Envolvem as arquivoltas variadíssimas temáticas decorativas: fitomórficas, de perfis salientes, simbólicas, figuras antropomórficas, zoomórficas, etc.
Fonte: gisaweb.cm-porto.pt

No segundo arco interior, aparecem-nos representados S. Pedro, S. Paulo e mais sete figuras: umas ostentando livros e uma outra um pequeno macaco. As arquivoltas seguintes mostram-nos vários tipos de animais e distorcidas cabeças humanas - com exceção de uma, tão realisticamente esculpida que já foi levantada a hipótese de ser a do próprio escultor. 

Este magnífico conjunto escultórico é reforçado pelo trabalho desenvolvido no tímpano. De perfil pouco saliente, o tímpano é delimitado por fina folhagem. Ao centro, o Padre Eterno inscrito na mandorla, ladeado por quatro figuras atarracadas (duas de cada lado), desconhecendo-se o seu significado. Para tornar ainda mais intrigante e misterioso o portal, aparece gravado neste um grande número de letras e siglas. Estas repetem-se pelas paredes da igreja, sendo algumas de grande beleza. Destacando-se também parte da torre sineira com o seu portal e em ruínas.
A igreja de invocação a S. Salvador, em Carrazeda de Ansiães, é um testemunho de valor excecional do Românico nordestino. Destaca-se pelas suas proporções, harmonia e decoração escultórica. 
A arquitetura da igreja denota uma grande qualidade conceptual, desconhecendo-se, no entanto, o responsável do risco e realização da obra. A igreja, de pedra granítica aparelhada, ergue-se junto à porta do castelo, não se sabendo, em rigor, a data da sua fundação.

2 comentários:

  1. Relativamente à iconografia do timpano da Igreja de S. Salvador de Ansiães é importante corrigir e salientar o seguinte: trata-se de um tímpano” Pantocrator” que significa Cristo em Majestade, com esta temática apenas existem 4 em Portugal sendo o tímpano de Salvador o mais iconograficamente completo.
    No tímpano surge representado, ao centro, a figura divina segurando o livro sagrado. Esta figura encontra-se ladeada por quatro seres que integram o tetramorfo ou seja os quatro evangelistas, do lado direito o anjo (S. Mateus) do esquerdo a águia (S. João) na parte inferior o touro e o leão, S. Lucas e S. Marcos respectivamente.

    ResponderEliminar
  2. Relativamente à iconografia do timpano da Igreja de S. Salvador de Ansiães é importante corrigir e salientar o seguinte: trata-se de um tímpano” Pantocrator” que significa Cristo em Majestade, com esta temática apenas existem 4 em Portugal sendo o tímpano de Salvador o mais iconograficamente completo.
    No tímpano surge representado, ao centro, a figura divina segurando o livro sagrado. Esta figura encontra-se ladeada por quatro seres que integram o tetramorfo ou seja os quatro evangelistas, do lado direito o anjo (S. Mateus) do esquerdo a águia (S. João) na parte inferior o touro e o leão, S. Lucas e S. Marcos respectivamente.

    ResponderEliminar